Você tem o hábito de recorrer à comida para aliviar o estresse e a ansiedade ou até mesmo como uma forma de se recompensar por ter feito algo? Muitas pessoas possuem essa relação emocional com a comida e não conseguem ter o controle da quantidade e do tipo de alimento que comem. Geralmente essas pessoas sentem-se confusas e impotentes pois embora tentem a todo custo adquirir hábitos alimentares mais saudáveis sempre acabam cedendo ao desejo incontrolável de comer além da conta.

Comportamentos disfuncionais como comer de forma emocional são, em sua grande maioria, conseqüência de conflitos emocionais não resolvidos. Quando não sabemos como lidar com nossas angústias emocionais tendemos a compensar, de alguma forma, o desconforto que sentimos. Os excessos que cometemos na vida sempre indicam que estamos querendo amenizar alguma dor e preencher algum vazio, cabe a cada um de nós aprendermos a olhar para o nosso interior e encarar as nossas feridas.

Dessa forma, comer de forma mais consciente requer mais que aderir a dietas da moda, é preciso aprender a gerenciar as emoções. Embora os altos e baixos façam parte da vida, muitos são intolerantes aos momentos de dificuldades e facilmente se deixam abater, não sabem como trabalhar dentro de si as emoções negativas, se desesperam e se perdem tentando eliminar o sofrimento.

Quando a comida é objeto de desejo incontrolável para alguém, ela torna-se uma válvula de escape, ocupando um lugar central na vida dessa pessoa. O fato é a comida provocar um prazer apenas momentâneo não sendo capaz de agir nos problemas que estão gerando a fome emocional.

Para que as emoções não dominem a relação que temos com a comida, temos que aprender como podemos agir de forma mais consciente. Identificar os gatilhos que levam a comer de forma descontrolada ajuda a evitar os excessos na hora de comer. Sentimentos como estresse, ansiedade, frustração e tédio podem ativar o impulso de comer. Identifique que situações levam você a comer fora de controle e quando elas ocorrerem e pergunte a si mesmo: "eu estou realmente com fome?", a partir daí preste atenção aos seus pensamentos e emoções para que você descubra que tem a escolha de como agir.

A fome emocional possui algumas características diferentes da fome física. A fome emocional é como um desejo que surge do nada e não aos poucos como a fome física. Além disso, ela é direcionada para alimentos específicos, geralmente doces e massas, o que não acontece quando estamos com fome física a qual nos leva a comer todo tipo de alimento. Outra característica da fome emocional é que ela não acaba mesmo depois de termos comido o suficiente, isso porque se trata de uma fome que tem origem não no estômago, mas na mente, diferentes tipos de sabores de doces e massas ficam preenchendo os pensamentos. Também a fome emocional geralmente leva à culpa, depois de comer em excesso a pessoa toma a consciência de que poderia ter evitado.

Compreender como lidar com a fome emocional é, sem dúvida, um importante passo em direção à mudança de um padrão alimentar disfuncional. Mais importante ainda é buscar conhecer o que está por trás dos excessos que cometemos na vida. O que está faltando na sua vida para que a comida ocupe um lugar tão grande? Onde mais você poderia encontrar o prazer de viver? Que aspecto da sua vida precisa da sua atenção?

Por Juliana Lima Faustino - Psicóloga (PUC-Rio) / Terapeuta Cognitivo-comportamental (Cepaf-RJ)

Fonte do Texto: psicologiaacessivel.net/2017/09/21/fome-emocional-como-lidar/" target="_blank">psicologia Acessível

Fonte da imagem: Ocomuniqueiro