A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que causa mudanças no humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, juntamente com sentimentos de dor, amargura, desencanto, falta de esperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Para além da depressão que é uma tristeza patológica existe a transitória que é decorrente de acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de uma pessoa querida, a perda ou falta de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas, dentre outros.

Pessoas com ausência de depressão sofrem, ficam tristes e, no entanto, encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza permanece, mesmo que não haja uma causa para isso. O humor se mantém deprimido praticamente o tempo todo, por vários dias seguidos. A vontade em praticar atividades que antes davam satisfação e prazer desaparece e a pessoa não tem perspectiva do que pode ser feito para que seu quadro melhore.

De acordo com o psicólogo, Leomar Junio Pinto Lopes, o principal mito da depressão é achar que depressão é só tristeza ou até mesmo que ela não exista por não apresentar nenhuma evidência física constatada como quem identifica por meio de exames médicos problemas no coração. "A depressão em si não dá para ver por exame de sangue ou algo do tipo, o diagnóstico é clinico e visto por meio de observação em terapias"comenta. O psicólogo esclarece que a depressão além da tristeza, possui anedonia que é a perda da capacidade de sentir prazer assim como prejuízos de memória, atenção e na qualidade de vida.

A depressão também possui uma série de sintomas que podem ser observados como: Alteração de peso como perda ou ganho sem a intenção, insônia ou sonolência excessiva praticamente todos os dias, problemas psicomotores, fadiga ou perda de energia constante, sentimento de culpa excessivo, dificuldade de concentração, pensamentos suicidas, baixa autoestima e alteração da libido.

Apesar de todos os malefícios proporcionados pela depressão há tratamento. Nos casos leves da doença o paciente costuma se dar bem com tratamento psicoterápico, já para os casos mais graves é indicado o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise. O importante é que com o diagnostico certo da doença os indivíduos procurem o tratamento adequado dado seu grau depressivo.

Para quem deseja aprofundar seus estudos na área da psicologia a psicologia/" target="_blank">Incursos possui especializações como a de Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional" e também a Psicanálise "O Inconsciente e suas Manifestações".

Fonte: Drauzio Varella