Foi decretado por meio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada. As instituições devem ficar fechadas por 5 dias podendo prorrogar esse período por mais 5.


A razão pela qual o Distrito Federal suspendeu as aulas nas instituições se deu após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado situação de pandemia do novo coronavírus. Na intenção de evitar mais casos da doença o decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial.


Os esclarecimentos contidos no decreto levam em consideração o art. 196 em que a saúde é direito de todos e dever do Estado; a situação de pandemia do novo coronavírus declarado pela OMS e também esclarece que a situação demanda medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Distrito Federal.


Além das atividades educacionais nas instituições de ensino do DF outras suspensões estão previstas no decreto como eventos, de qualquer natureza, que tenham público superior a 100 pessoas e exijam licença do Poder Público. A propositura também diz que os bares e restaurantes devem manter a distância mínima de 2 metros de uma mesa para outra.



Fonte: G1

Imagem: Melhores Destinos