Em tempos de quarentena e distanciamento social, temos dois problemas. O afastamento pode prejudicar o psicológico das pessoas e gerar possivelmente alguns sintomas psicológicos negativos e a impossibilidade de procurar ajuda profissional para trata-los. E as pessoas que já tinham um acompanhamento "pausar" seu tratamento devido ao isolamento. Neste contexto, os profissionais e pacientes vem se adaptando a tecnologias, usando ao seu favor. Porém muitas pessoas ainda continuam com um pé atrás. Afinal, sessões de terapia pela internet funciona?


psicologia online é um tema que vem sendo discutido amplamente no Brasil e no mundo. No entanto, não é de hoje que encontros à distância são realizados entre psicólogos e seus pacientes. Há 50 anos surgia a internet e era enviado o primeiro e-mail da história. De lá pra cá, muita tecnologia foi empregada nas comunicações, possibilitando às pessoas terem acesso aos mais variados serviços e produtos somente com alguns cliques ou toques numa tela de celular.


E assim, como quase tudo que vemos hoje, psicólogos também passaram a utilizar a internet como ferramenta para ampliar sua atuação, oferecendo a possibilidade do atendimento terapêutico através da psicologia online.


Ainda bastante recente no Brasil, o atendimento psicológico através da internet já havia sido regulamentado em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No Brasil o Conselho Federal de psicologia (CFP) regulamentou a atividade pela web no já distante ano de 2005. Os profissionais que quiserem exercer seu trabalho pela internet precisam se submeter a uma avaliação do CFP para receberem o aval de o fazer legalmente. Uma vez credenciado, o psicólogo pode realizar até 20 sessões com um mesmo paciente e seu site deve ser exclusivo para essa atividade, não podendo ter nenhum link externo. São mais de 200 sites cadastrados.


Segundo pesquisadores da Suíça e da Alemanha a terapia online funciona, em alguns casos, até mais do que as terapias no mano a mano. Eles realizaram um estudo com 62 pessoas divididas em dois grupos: um que realizaria terapia online e outro que faria terapia presencial. Utilizando a mesma doença (depressão), a mesma técnica aplicada (terapia cognitivo-comportamental) e a mesma duração de tratamento (8 semanas), os cientistas recolheram e publicaram os resultados que surpreenderão muitas pessoas. Ainda que a diferença não tenha sido considerada significativa, 53% daqueles que não saíram de casa apresentaram melhora nos sintomas, enquanto resultado semelhante aconteceu em 50% de quem foi até o consultório. Os números surpreendentes, no entanto, estavam reservados a outra estatística: após três meses das sessões 57% dos internautas permaneciam livres dos sinais de depressão; quanto aos pacientes comuns o número despencou para 42%. Os cientistas têm explicações para os fenômenos.


Não é desconhecida a técnica psicanalista chamada de "associação livre", onde o paciente fala tudo o que vem na cabeça sem refletir conscientemente no conteúdo e prestar atenção no terapeuta. No método de trabalho de Sigmund Freud, pai de todas as outras teorias, o psicólogo realiza pouca ou nenhuma intromissão no tratamento. O importante é que o paciente fale, fale e fale. O divã (introduzido pelo próprio austríaco), inclusive, tem a função de neutralizar a presença do profissional a fim de que o cliente se sinta mais a vontade no tratamento. É a algo semelhante que os pesquisadores creditam o sucesso da terapia online.


O fato do paciente não estar vendo o terapeuta durante o tratamento faz com que ele sinta estar dialogando consigo mesmo e, assim, se entender como o principal pivô da solução de seus problemas, o que traz certa independência e lhe permite se sentir mais seguro após o fim das consultas. O vínculo pessoal (fator importantíssimo nas terapias psicológicas e expresso pelo fenômeno de "transferência"), portanto, não é intenso.


Mas nem tudo é belo: houve um aspecto negativo encontrado pela pesquisa em relação à terapia online. Os pacientes que fazem consulta nesse formato se sentem com mais liberdade para abandonar o trabalho terapêutico durante o processo. A relação, em comparação com o grupo controle, foi de 7 para 2. O motivo para o fracasso apontado aqui, segundo os cientistas, foi o mesmo que impulsionou o sucesso citado acima: a falta do contato visual. Mas no fim das contas o saldo foi bem positivo, deixando a terapia online, no mínimo, em pé de igualdade com a terapia presencial.


Além de se adaptar a novas formas de atendimento, o psicólogo necessita de atualizações constantes para melhorar sua performance em seus atendimentos. O psicologia/" target="_blank">Incursos oferece diversos tipos de especializações para o psicólogo estar de acordo com as tendências do mercado. Dá uma conferida, são diversas opções para se tornar um destaque.


Fontes: psicologia-online/" target="_blank">Vittude / Elhombre
Fonte img: Olhar digital