Os transtornos do neurodesenvolvimento são deficiências associadas principalmente ao funcionamento do cérebro. Dentre os distúrbios alguns casos são identificados precocemente enquanto outros leva um tempo até que os responsáveis pela criança possam identificar.


Quando se trata de crianças alguns dos distúrbios do desenvolvimento neurológico que podem ser identificados são: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), autismo, deficiência intelectual também conhecida como retardo mental, distúrbios de conduta, paralisia cerebral e deficiências na visão e/ou na audição.

Normalmente, crianças que apresentam algum dos distúrbios mencionados podem ter problemas com a linguagem e a fala, como também em habilidades motoras, comportamento, memória, aprendizagem e outros domínios cognitivos.

Quando se trata da origem dos transtornos do neurodesenvolvimento os fatores genéticos favorecem que eles ocorram. Porém, suas origens podem estar relacionadas a alterações ou fatores de risco ambientais que acontecem nos períodos iniciais do desenvolvimento.

Alguns fatores de risco durante a gestação que podem ser mencionados nesses casos são: exposição ao estresse, a toxinas, a determinados medicamentos, prejuízos no período perinatal, baixo peso ao nascimento e prematuridade.

Os transtornos de Neurodesenvolvimento são mais comuns em meninos, mas podem ocorrer também em meninas. O início dos sintomas ocorre nos primeiros anos de vida e persistem ao longo do tempo.

Principais transtornos do neurodesenvolvimento


Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): é um transtorno caracterizado por prejuízos no controle da atenção e no controle motor. Normalmente, existe um prejuízo também no controle emocional.

Apesar de ser bem variável, em geral, os primeiros sinais já são percebidos no momento em que a criança começa a caminhar. Pode acontecer também que os sintomas sejam percebidos ao longo do desenvolvimento, no período escolar.

As pessoas com TDAH possuem mais dificuldades em manter a concentração nas atividades e também no controle do corpo. Podem apresentar inquietação e dificuldade de espera. É por essa razão que costumam sentir raiva de forma intensa e, diversas vezes, dificuldade em controlar as emoções e a impulsividade.

Em relação ao ponto de vista neurobiológico, o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade envolve prejuízos na maturação no desenvolvimento do córtex pré-frontal (área que exerce um papel de orquestrar as diferentes funções do nosso cérebro). Dessa maneira, o controle sobre as diferentes áreas como córtex motor, áreas relacionadas às emoções, aos pensamentos, e a atenção são mais frágeis.


Transtorno do espectro do Autismo


Normalmente chamado somente de autismo, o transtorno do espectro do Autismo é caracterizado por prejuízos na comunicação social, incluindo atrasos no desenvolvimento da linguagem. As primeiras manifestações, no comportamento das crianças, em geral, ocorrem entre um e dois anos de vida.

Quando se tem o transtorno do espectro autista mesmo que haja uma linguagem com um desenvolvimento adequado, ocorrem prejuízos na comunicação social não verbal. Isso significa que há dificuldades na compreensão de gestos, de dicas sociais e na leitura do ambiente social.


Geralmente, apresentam interesses intensos e com um foco mais estreito. Podem apresentar também comportamentos repetitivos, movimentos estereotipados e alterações sensoriais.

O autismo também pode ser apresentado em pessoas que percebem o outro, que possuem uma fala e uma comunicação verbal apropriada e que se desenvolvem de forma satisfatória no sentido educacional. Porém, demonstram prejuízos qualitativos na comunicação e aproximação social, na leitura do ambiente e do contexto social, na percepção das emoções, interesses restritos (e intensos) e alterações sensoriais.

Se tratando da concepção neurobiológica, percebe-se que as conexões entre áreas distantes do cérebro são mais frágeis ou mesmo inexistentes. Essas conexões são importantes na elaboração dos pensamentos e funções cognitivas superiores mais elaboradas.

Distúrbios da aprendizagem


Os transtornos ou distúrbios da aprendizagem acontecem em crianças que apresentam um bom desempenho intelectual, mas afetam algumas funções cognitivas. Distúrbios da leitura, da expressão escrita ou que envolvem a capacidade matemática são os mais frequentes.


A dislexia é o distúrbio de aprendizagem mais conhecido, que envolve problemas no ato de ler.


A razão da existência desses transtornos não é completamente conhecida, mas podem estar relacionadas a doenças da mãe ou uso de substâncias tóxicas na gravidez, complicações na gravidez ou no parto, prematuridade e baixo peso ao nascer. Além disso, outros fatores ambientais podem causar distúrbios de aprendizagem, como exposição a toxinas, infecções no sistema nervoso central, desnutrição, abuso psicológico, dentre outros.

As crianças que têm esse distúrbio podem apresentar sintomas variados como: lentidão no aprendizado, uma concentração curta, distrair-se facilmente, problemas na fala, coordenação motora, comunicação, e outros fatores.

Todos os transtornos mencionados acima como o de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o transtorno do espectro do Autismo e os Distúrbios de Aprendizagem, se as intervenções acontecerem de forma precoce serão bastante efetivas para promover o desenvolvimento das pessoas afetadas. Por isso, é muito importante que, ao perceber os primeiros sintomas, professores e os responsáveis pela criança ou jovem procurem ajuda profissional.

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Fonte: Dra. Paula Girotto e
NeuroSaber

Imagem: Envato Elements