A síndrome de Tourette é um transtorno que se caracteriza pela manifestação de tiques motores ou vocais. Normalmente as pessoas que possuem esclarecem que esses tiques são inevitáveis e que sentem como se tivessem a necessidade de realizá-los.

Esse transtorno foi descoberto pelo francês Georges Gilles de La Tourette durante o século XIX. A estimativa é que 1 a cada 2000 pessoas tenham a síndrome, sendo a maioria do sexo masculino.

Geralmente os primeiros sinais podem ser apresentados na infância. Nesse sentido, é importante que o diagnostico seja realizado de forma rápida para que o tratamento terapêutico seja mais eficaz.

Os tiques são movimentos bruscos motores ou vocais e podem ser simples ou complexos. O simples tem duração mais instantânea enquanto os complexos são mais demorados e pode envolver uma sequência deles.

Como foi dito antes, a síndrome normalmente começa na infância sendo comum entre os 4 e 6 anos de idade, por essa razão, os professores podem ser os primeiros a perceber o transtorno na criança. Para que o diagnóstico seja efetivado é preciso haver a ocorrências dos tiques por mais de um ano. No entanto, pode ser que os tiques fiquem um tempo sem aparecer. A síndrome também não deve ser influência de efeitos fisiológicos de alguma substância, como a cocaína ou de outra condição médica.

Sintomas

Dentre os sintomas é comum a presença de ansiedade, especialmente a do tipo social. Também pode haver outros como o transtorno obsessivo-compulsivo, distúrbios de aprendizagem, ou distúrbios de sono, necessitando de uma análise mais profissional. São alguns exemplos de tiques: piscada de olhos; movimentos repentinos com a cabeça; caretas; balanço de ombros; fungada; tosse; sons guturais; gestos obscenos; repetição involuntária de sílabas ou palavras.

Causa

Ainda não há um consenso sobre qual realmente é o fator que desencadeia a síndrome, mas, as causas podem ser genéticas ou, ainda, neuroquímicas. Pode existir um desequilíbrio nos impulsos elétricos que controlam ou transmitem informações de um neurônio a outro. De qualquer maneira, o fato é que os tiques costumam aumentar quando a pessoa passa por situações de estresse emocional.

Tratamento

Para que o tratamento seja realizado é preciso perceber a intensidade dos sintomas e de como eles afetam a vida do indivíduo. Algumas pessoas com a síndrome de Tourette podem se dar melhor com medicações controladas. Além disso, as aplicações locais de toxina botulínica podem ajudar a tratar o paciente.

Em certas situações o paciente precisará lidar com o estresse e a ansiedade. Algumas recomendações como a meditação podem amenizar os sintomas. Entretanto, além dessa pratica o ideal é que o indivíduo tenha acompanhamento psicológico para que o tratamento seja mais eficaz, assim como o diagnóstico de outros possíveis sintomas.

Se você atua na área da psicologia e deseja se qualificar mais e ampliar seus conhecimentos, comece sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental na Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas e se torne referência no mercado profissional.

Fonte: psicologiaviva.com.br/sindrome-de-tourette/" target="_blank">psicologia Viva

Imagem: Envato Elements