Apesar de nem todas as pessoas saberem, a psicanalise e a psicologia possuem abordagens diferentes. Nem todo psicólogo é psicanalista, pois, ambos contêm formações distintas. No entanto, nada impede que o profissional tenha o estudo das duas ciências em seu currículo profissional. Por isso, antes de começar uma terapia é importante saber qual se encaixa melhor no seu perfil, um psicólogo ou um psicanalista.


O psicólogo e o psicanalista


Para explicar sobre a psicologia a psicóloga e mestre em psicologia, Carolina Cardoso de Souza, diz que é uma ciência que tem como interesse maior as pessoas, principalmente no que se refere ao comportamento, subjetividade e vários outros objetivos. "O objetivo principal da psicologia é promover a saúde, bem-estar, para a pessoa ou para um grupo de pessoas...A psicologia possui um campo de atuação muito amplo e eu costumo dizer que onde tem pessoas pode ter atuação de um psicólogo, sendo na comunidade em geral, no âmbito jurídico, no contexto escolar, nas políticas públicas, na saúde, então onde tem pessoas pode ter o trabalho do psicólogo" explica, Carolina.


Já a Dr.ª Anna Rogéria Nascimento de Oliveira, psicóloga e psicanalista, diz que a psicologia foi criada por Wilhelm Wundt em um laboratório experimental em Leipzig, na Alemanha. Enquanto a psicanalise, Anna explica que de certa maneira nasceu da medicina, pois, o médico Sigmund Freud foi quem desenvolveu um método completamente separado do que havia na psicologia da época na Alemanha.

"O objeto de estudo da psicologia é o consciente, então, pelo objeto de estudo já tem uma divergência entre as duas linhas. É claro que a psicanálise tem uma influência no que chamamos de psicologia clínica porque o método freudiano foi clínico, e a psicologia tinha um envolvimento maior com a psicologia experimental. Então, quando Freud cria o método chamado psicanálise, acaba influenciando no sentido da psicologia clínica, mas a psicanálise possui formação, parâmetros, métodos, tudo completamente diferente da psicologia" explica a psicóloga e psicanalista, Anna Rogéria.


A psicóloga, Carolina, completa dizendo "Uma das teorias bases do psicólogo é a teoria psicanalítica, é uma teoria que o aluno de psicologia estuda durante a graduação de forma básica para compreender o funcionamento psíquico. Já a psicanálise pode ser definida de uma forma muito geral como uma metodologia de atuação e como uma metodologia de pesquisa, do conhecimento a respeito do inconsciente, da subjetividade..."


Para ser psicólogo o indivíduo necessita de nível superior em psicologia e a duração é de 5 anos de graduação. A formação vai envolver a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de como são as interações com o ambiente físico e social. Já a formação do psicanalista é feita nos institutos de psicanalise ou nas escolas de psicanalise. "As escolas de psicanalise são diversas, dependendo da língua francesa, inglesa, americana, e assim por diante, mas todas elas possuem o mesmo objeto de estudo, o inconsciente" ressalta Anna.


O psicólogo especialista


Para além da psicologia e da psicanálise, o psicólogo também pode se especializar em alguma abordagem teórica específica como por exemplo, a cognitivo-comportamental, fenomenológica ou a psicanálise, que determina uma maneira particular de descrever e compreender o homem e o mundo.

Nesses casos há o psicólogo psicanalista, no qual, se forma em psicologia e se especializa em psicanálise.


Quando ir no psicólogo e quando ir em um psicanalista?


Segundo a psicóloga e psicanalista, Anna Rogéria, em muitos casos o paciente não diferencia uma abordagem da outra. No entanto, ela explica que quando o paciente vai ao psicanalista o profissional vai investigar o inconsciente, aquilo que a pessoa não consegue controlar apesar de ter efeito sobre ela mesma, como: os sonhos, os atos falhos, dentre outras manifestações do inconsciente.


Já na terapia com o psicólogo o paciente irá perceber que o profissional lida com seu consciente por meio das abordagens existentes na área da psicologia. "Nas abordagens da psicologia têm a psicologia de Gestalt, a psicologia comportamental, a psicologia cognitiva, dentre outras" comenta, Anna Rogéria.


Se você atua na área da psicologia e deseja saber mais sobre a abordagem psicanalítica comece sua especialização em Psicanálise "O Inconsciente e suas Manifestações" na psicologia/" target="_blank">Monte Pascoal. Mas, caso você queira se tornar um especialista em psicologia, comece sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, também na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: psicologia.com.br/saiba-quais-sao-as-diferencas-entre-psicanalise-e-psicologia/" target="_blank">Clia e Drª Anna Rogéria CRP: 2195 e Carolina Cardoso de Souza CRP: 007535

Imagem: Envato Elements