A psicologia pode ser vista como uma área complexa por tratar dos aspectos comportamentais do ser humano, e não é por acaso que o estudo possui várias técnicas com intuito de facilitar o processo de percepção acerca dos pacientes que recebem tratamento psicológico pelos profissionais da área. Dentre os diversos campos de atuação utilizados na psicologia está a psicometria, na qual, também é usada em vários ambientes. Confira e tire suas dúvidas a respeito do assunto.

O que é a psicometria?


É uma área da psicologia que alia o uso de métricas ao conhecimento psicológico. O intuito é estabelecer medidas para construtos relacionados a variáveis psicológicas. Sendo assim, ela realiza medidas de características do psiquismo. O prefixo "psico" remete ao psiquismo e a partícula "metria" se refere à capacidade de medição.

Portanto, por meio da psicometria é possível estabelecer medidas para o nível de inteligência, emotividade, sociabilidade, atenção concentrada, maturidade motora, criatividade, personalidade e diversas outras variáveis. Além disso, há formas de avaliar transtornos psicológicos, como o transtorno afetivo bipolar e a depressão.

Ambientes que usam a psicometria


No Contexto educacional: a psicometria é utilizada como uma ferramenta para padronização da avaliação de desempenho e aprendizagem. O Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) é um exemplo, pois, trabalha com um sistema de correção derivado de um modelo estatístico conceitualmente fundamentado na psicometria, chamado de Teoria de Resposta ao Item, que busca discriminar a aptidão de um indivíduo em relação à dificuldade de um item.

Ambientes Clínicos: nessa área de atuação a psicometria atua no desenvolvimento de testes que avaliam problemas de ordem comportamental, desajustamento e reabilitação. Outra finalidade usada é a de indicadores psicométricos que expõe a eficácia de um determinado tratamento, a identificação do funcionamento cognitivo, psicológico e adaptativo de um sujeito, além de medidas que buscam ter acesso ao estresse, fatores de risco ou mesmo a satisfação com a vida de um sujeito.

Além disso, a área da psicologia também tem se dedicado ao desenvolvimento de medidas para fins de orientação, em diversos contextos como nas escolas, nas prisões, dentre outras instituições. Indicadores nestes ambientes podem abarcar medidas de produtividade, habilidades sociais, personalidade, interesses, atitudes e valores. É possível também orientar um determinado funcionário, por exemplo, para uma carreira que esteja de acordo com o seu perfil analisado.

Ambientes Empresariais e Militares: a psicometria possibilita a tomada de decisão em relação à direcionamentos na carreira de um indivíduo, além de medidas para seleção, aptidão e necessidade de treinamento. A psicometria também tem interesse na construção de perfis adequados para determinados cargos ou funções, onde busca-se delinear quais são as características restritivas e preditoras para o melhor desempenho em seu exercício.

Marketing: pode prever a receptividade do público à um determinado produto e diagnosticar as características de programas ou campanhas em função da sua eficácia na transmissão de mensagens a seu público.

A psicometria tem ganhado cada vez mais espaço em outros contextos como nas Mídias Sociais, onde a enorme quantidade de dados disponíveis garante à analistas de diversas áreas tomarem melhores decisões com base em medidas psicológicas como as de personalidade ou de orientação moral.

Ambientes Acadêmicos ou de Pesquisas: são nesses ambientes que geralmente um determinado teste ou medida psicométrica é criado, principalmente com base em procedimentos científicos, que garantem a busca de evidências de validade e fidedignidade.

Se você atua na área da psicologia e deseja aperfeiçoar suas técnicas profissionais e conseguir se posicionar melhor no mercado de trabalho, então comece sua especialização em Andragogia, Know-how e Eficiência Organizacional na Monte Pascoal. Se torne um especialista e se destaque no meio profissional.


Fonte: Cognitivo e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados

Imagem: 123RF