É normal que uma pessoa tenha a personalidade diferente da outra ou até mesmo que haja personalidades parecidas em pessoas distintas. Mas, o estudo realizado por pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, examinou dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar. As descobertas acerca do estudo instigam os paradigmas presentes na psicologia.


O estudo foi publicado na revista Nature Human Behavior, e utilizou questionários com 44 a 300 perguntas, nos quais voluntários se candidataram para responder em troca de ter mais informações sobre a própria personalidade.


De acordo com William Revelle, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências de Weinberg, nos EUA, desde o tempo de Hipócrates as pessoas tentaram dar uma classificação para os tipos de personalidade, no entanto a literatura cientifica percebeu que isso não fazia sentido.


"Agora, esses dados mostram que há densidades mais altas de personalidades", falou Luís Amaral, da McCormick School of Engineering. "Os tipos de personalidade só existiam na literatura de autoajuda e não tinham lugar nas revistas científicas. Achamos que isso vai mudar por causa deste estudo."

Após obterem as respostas dos questionários, os especialistas envolvidos no estudo mostraram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade. Depois de desenvolver novos algoritmos, surgiram quatro tipos de personalidades, sendo elas:

Regular


Neste tipo de personalidade as pessoas são ricas em neuroticismo e extroversão, e apresentam baixos níveis de abertura a novas experiências. As mulheres são mais propensas do que os homens a entrar nessa categoria.

Reservada


O indivíduo reservado é emocionalmente estável, mas não tem abertura ou neuroticismo. Não é extrovertido, mas é agradável e consciente.


Exemplar


Pessoas exemplares pontuam baixo em neuroticismo e alto em todas as outras características. Há mais mulheres nesta categoria. A probabilidade de alguém ser exemplar aumenta com a idade. "São pessoas confiáveis e abertas a novas ideias", falou Amaral. "Essas são pessoas boas para se encarregarem das coisas. Na verdade, a vida é mais fácil se você tiver mais negócios com exemplares", pontua.


Egocêntrica


O tipo de personalidade egocêntrica marca pontuação alta em extroversão e abaixo da média em abertura, simpatia e consciência. "São pessoas com quem você não quer sair", afirmou Revelle. Há uma diminuição dramática no número de egocêntricos à medida que as pessoas envelhecem, tanto com mulheres quanto com homens.

O pesquisador Luís Amaral diz que na primeira tentativa dos especialistas de classificar os dados eles utilizaram algoritmos de agregação tradicionais, mas isso gerou resultados imprecisos.

"No começo, vieram 16 tipos de personalidade, e há pesquisas o suficiente para que soubesse que isso era ridículo", declarou Revelle. O professor de psicologia já acreditava que não existia tantos tipos de personalidade.


Sendo assim, os pesquisadores desenvolveram um novo método, reduzindo as possibilidades de agregação dos algoritmos. Esse procedimento revelou os quatro grupos. Além disso, para validar as categorias estabelecidas pelo estudo, os pesquisadores usaram a avaliação de um grupo de egocêntrico sendo todos eles adolescentes. Amaral afirma que sabe que os adolescentes possuem comportamentos egocêntricos.


"Se os algoritmos estivessem corretos e selecionados para dados demográficos, os resultados apontariam para os egocêntricos como o maior grupo de pessoas naquela situação", ressalta Amaral.


Os especialistas envolvidos esclarecem que a pesquisa pode servir de ajuda para os profissionais da saúde avaliarem as pessoas com personalidades extremas. A pesquisa também pode colaborar com a seleção de candidatos em vagas de emprego ou até para quem está procurando um parceiro amoroso.

Além disso, o estudo realizado ressalta que, conforme as pessoas amadurecem seus tipos de personalidade mudam. Pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a ser mais conscientes e simpáticas do que aquelas com menos de 20 anos de idade. "Quando olhamos para grandes grupos de pessoas, fica claro que há tendências", afirmou Amaral. "Algumas pessoas podem mudar suas características ao longo do tempo. "

Se você é psicólogo (a) e gosta de estar atento (a) aos estudos curiosos que aparecem dentro da sua área de atuação, então, que tal ampliar seu conhecimento e começar sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal? Veja a ementa do curso e faça já sua matricula. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Galileu

Imagem: Envato Elements