A Gestalt terapia se caracteriza como uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente que procura atendimento psicológico. Com essa técnica a pessoa passam a compreender o que realmente está acontecendo em sua vida no momento. A terapia não aborda situações passadas, ao contrário disso, os clientes são encorajados a experimentar demandas atuais por meio de reencenação.

A abordagem de Gestalt tem origem alemã e por definição refere-se à forma de algo. Dessa forma, sugere que o todo é maior que a soma de suas partes. Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.

Na terapia Gestalt, o cliente tem espaço para explorar com segurança suas experiências sem medo de julgamento. De fato, os clientes são encorajados a não simplesmente falar sobre suas emoções ou experiências, mas trazê-los para a sala. Dessa forma, elas podem ser processadas em tempo real com o terapeuta. Ou seja, a gestalt terapia é uma abordagem que se concentra mais na experiência "aqui e agora" do cliente.

Exercícios de Gestalt


Palavra e linguagem


Na terapia Gestalt ter atenção à linguagem e tom são importantes. Conforme os clientes aprendem a aceitar a responsabilidade, eles aprendem a usar uma linguagem que reflete um senso de propriedade pessoal em vez de se concentrar nos outros. Por exemplo, em vez de dizer: "Se ele não fizesse isso, eu não ficaria tão bravo!" um cliente pode ser encorajado a dizer: "Eu me sinto louco quando ele faz isso porque me faz sentir insignificante e eu não gosto disso". O uso de afirmações "eu" é importante na terapia gestáltica.

Poltrona Vazia


Este é um exercício de role-playing, termo inglês que se refere e a um teatrinho. Ele permite ao cliente imaginar e participar de uma conversa com outra pessoa ou outra parte de si. Sentado em frente à cadeira vazia, o indivíduo entra em diálogo como se estivesse falando com a outra pessoa ou com a outra parte de si mesmo.

A cadeira vazia pode ser muito útil para extrair percepções importantes, significados e outras informações que podem ajudar os clientes a se tornarem mais conscientes de sua experiência emocional e de como iniciar a cura.

Encenação


Este quesito pode ser referido como "cão superior e azarão", pois, reconhece-se que um cliente tem diferentes partes do eu. Parecido com a cadeira vazia, o cliente fala tanto como o cão superior, que é o lado mais exigente de sua personalidade, quanto com o oprimido, que é o lado mais submisso e obediente de sua personalidade.

A ideia é tornar-se consciente dos conflitos internos para que a pessoa possa aprender melhor como integrar essas partes do eu em um todo mais completo.

Linguagem corporal


Durante uma sessão, o terapeuta da Gestalt pode notar que o cliente está batendo o pé, torcendo as mãos ou fazendo uma certa expressão facial. É provável que o terapeuta mencione sua observação e pergunte o que está acontecendo para a pessoa naquele momento. Incorporando a linguagem, o profissional pode até pedir ao cliente que dê uma voz a seus pés, mãos ou expressão facial e fale daquele lugar.

Exagero


Além de dar voz à linguagem corporal, um Gestalt terapeuta pode indagar sobre a linguagem corporal do cliente. Se é difícil para a pessoa encontrar palavras para explicar o que está acontecendo, pode ser solicitado que ela exagere essa moção ou a repita várias vezes seguidas por um período de tempo durante a sessão, para extrair parte de sua experiência no processo no consultório.

Fazendo isso pode ser que o cliente e o terapeuta tenham a chance de processar emoções sobre como a pessoa pode ter aprendido a desconectar suas experiências emocionais com suas experiências físicas.

Emoção


É comum que na sessão de terapia o cliente fale sobre emoções. Falar de uma emoção é diferente de experimentar uma emoção, que é o que o terapeuta da Gestalt está querendo que o cliente faça durante as sessões. Quando um cliente fala sobre uma emoção, o psicólogo pode perguntar a eles onde eles sentem essa emoção em seu corpo.

Um exemplo disso pode ser "um buraco no meu estômago" ou "meu peito está apertado". Ser capaz de levar a experiência emocional à consciência no corpo ajuda o cliente a permanecer presente e processar suas emoções de forma mais eficaz.

Artes criativas


Também podem ajudar as pessoas a se tornarem conscientes, permanecerem presentes e aprenderem como processar no momento, as Atividades adicionais, como pintura, escultura e desenho.

É geralmente notado neste estilo que qualquer técnica que possa ser oferecida ao cliente, além de sentar e conversar tradicionalmente, pode ser bastante útil para permitir que eles se tornem mais conscientes de si mesmos, de suas experiências e de seu processo de cura.

Se você atua como psicólogo (a) e deseja ampliar seu conhecimento e se posicionar melhor no mercado de trabalho, esse é o momento certo para começar sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal.


Fonte: Vittude

Imagem: Envato Elements