A ninfomania, também denominada de desejo sexual hiperativo, se caracteriza como um transtorno psiquiátrico, no qual, a pessoa possui o desejo compulsivo por sexo, sem que a mesma tenha alguma disfunção hormonal que justifique o excesso de apetite sexual. Já a assexualidade se trata de uma orientação sexual em que a pessoa não sente atração sexual, porém, isso não significa que os (as) assexuais não possam desenvolver sentimentos românticos ou estabelecer conexões emocionais com outra pessoa.


A palavra ninfomania se refere a presença desse transtorno apenas em mulheres, mas, engana-se quem pensa que o desejo excessivo por sexo acontece só em pessoas do sexo feminino. Este mesmo transtorno também acontece nos homens, mas, o termo especifico é chamado Satiríase ou popularmente conhecido como ninfomania masculina.


De forma geral, as mulheres que possuem ninfomania não conseguem manter o controle sobre os seus desejos sexuais, o que pode prejudicar sua qualidade de vida, pois pode deixar de ir a aulas, reuniões de trabalho ou encontros com a família ou amigos para buscar experiências sexuais. Entretanto, as relações normalmente não resultam em prazer e é comum que depois a mulher se sinta culpada e angustiada.


Já nos homens, a satiríase, pode fazer com que eles tenham relações frequentes com várias parceiras, ou parceiros, diferentes, assim como o ato de se masturbar diversas vezes ao dia, mas sem nunca sentir o prazer e a satisfação que procura.


Em relação a assexualidade, em certos casos a pessoa deseja uma conexão romântica, mas não estará interessada em fazer sexo. Algumas pessoas assexuais até experimentam o desejo de fazer sexo, no entanto, isso só vem com uma profunda conexão emocional com alguém. Muitas pessoas que se identificam como assexuais, normalmente, se encaixam em algum desses dois quadros.

Quando se trata de ninfomania as mulheres tendem a apresentar os seguintes sinais e sintomas:

Masturbação em excesso;


Uso exagerado de objetos sexuais;


Fantasias sexuais frequentes e intensas;


Uso excessivo de pornografias;


Falta de prazer e satisfação;


Múltiplos parceiros sexuais;


Em relação a satiríase os sintomas característicos, geralmente, são:

Trocas frequentes de parceiros sexuais;


Desejo constante para ter relações sexuais;


Excesso de masturbação durante o dia;


Ter várias relações de apenas uma noite com desconhecidos;


Dificuldade para sentir prazer ou satisfação completa após a relação.


Antes de saber mais sobre questões relacionadas a assexualidade vale ressaltar que não se trata de uma condição médica ou um transtorno psiquiátrico ou psicológico. Dessa forma, as pessoas assexuais não possuem baixo libido sendo somente uma orientação sexual escolhida.


O fato das pessoas serem assexuais também não quer dizer que haja algo fisicamente ou psicologicamente distorcido. Qualquer pessoa pode ser assexual independente do seu gênero. E, apesar de não sentirem atração sexual quem é assexual pode namorar com outra pessoa, pois, existe uma centena de razões para o envolvimento emocional que não esteja ligado ao sexo propriamente dito.


Kristen Lilla, L.C.S.W., terapeuta sexual certificada e educadora de sexualidade em Nebraska, salienta que pessoas assexuais podem fazer sexo "Alguém que se identifica como assexual pode não experimentar atração sexual, mas ainda assim pode querer ter intimidade com um parceiro como uma liberação física ou estar próximo e íntimo de alguém fisicamente...Dependendo da pessoa, eles podem não querer ser físicos, mas podem optar por dar prazer ao parceiro, mesmo que não desejem ter prazer", explica.


Tratamento para os casos de ninfomania


Em muitos casos pode ser que as mulheres ninfomaníacas procurem tratamento após conselhos dados por amigos e/ou familiares que perceberam que a melhor ajuda é a recomendação de profissionais habilitados para tratar o transtorno.

Sendo assim, o tratamento é feito com acompanhamento psiquiátrico e psicológico, podendo também ser utilizada a psicoterapia em grupo e o uso de medicamentos que diminuem a sensação de prazer no cérebro.

Em média, o tratamento dura cerca de 8 meses e é importante que a mulher tenha o apoio familiar e de amigos para superar o problema e evitar recaídas da doença.


Tratamento para os casos de satiríase


Da mesma forma que nos casos de ninfomania, o tratamento psicológico também é recomendado. No entanto, os homens que possuem satiríase devem primeiramente, identificar se existe algum outro distúrbio psicológico que possa estar causando a vontade sexual excessiva. Caso tenha o psicólogo poderá orientar sessões de terapia psicológica individual e em grupo ou, até, indicar um psiquiatra para receitar remédios, se necessário.

Também podem existir outros casos, considerados mais raros, em que o homem com satiríase precise recorrer ao uso de remédios com efeito sedativo ou tranquilizante que permita liberar o estresse do homem, sem que seja necessário recorrer às relações sexuais em excesso.

Assexualidade


Como não se trata de um distúrbio as pessoas assexuais não precisam de um tratamento psiquiátrico ou psicológico. No entanto, a psicóloga e educadora sexual, Rosangela Corrêa, esclarece o seguinte: "Muitos assexuais afirmam que sofrem preconceitos devido a seu comportamento. Alguns relatam que por conta disso se distanciam do mundo, desenvolvem medo de se relacionar e até sofrem de depressão. Mas é importante lembrar que ser assexual pode ser um estilo de vida. E por fugir dos padrões de normalidade da sociedade ainda causa espanto. Por meio do atendimento psicoterápico é possível trabalhar o fortalecimento pessoal para que o indivíduo aceite melhor suas escolhas e lide com as pressões sociais e seus conflitos internos".


Se você atua como psicólogo (a) e deseja aprimorar seus conhecimentos para melhor atender seu público, comece sua especialização em Neuropsicologia na psicologia/ " target="_blank">Incursos. Amplie suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde (Ninfomania), Tua Saúde (Satiríase), Isto É e Vittude

Imagem: 123RF