Lidar com os próprios sentimentos não é algo tão fácil e para as crianças pode ser ainda mais difícil. Um menino de quatro anos, normalmente, não vai entender e nem se expressar bem diante de um não para o doce que ele queria antes da refeição. Uma menina de cinco anos também não vai compreender que seu gatinho morreu e que ela não vai mais brincar com ele. No entanto, mesmo não sabendo reagir bem em situações assim as crianças sentem raiva, tristeza, magoa, alegria, felicidade, dentre vários outros sentimentos. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam a expressarem bem seus sentimentos e que os responsáveis saibam ensina-las.

É importante que as crianças saibam lidar com suas emoções o mais cedo possível, pois, seus sentimentos afetam cada escolha que elas fazem. Quando elas passam a entender suas emoções é menos provável que tenham ataques de raiva e agressões. Uma criança que consegue se expressar dizendo "eu estou bravo com você" ou então "isso está me magoando" tem mais chances de conseguir resolver seus conflitos de forma pacífica do que uma criança que não consegue se expressar.

Dessa forma, ensinar os pequenos e pequenas sobre seus sentimentos ajudam a desenvolver pessoas mentalmente mais fortes. A psicoterapeuta Amy Morin ensina algumas dicas por meio do site Very Well Family, que podem ajudar os pais ou responsáveis a falar sobre sentimentos com suas crianças.


Ensine o nome de sentimentos simples


Ensine as crianças mais novas palavras como: feliz, triste e medo. Já as mais velhas podem aprender outras palavras como: frustada (o), desapontada (o), e nervosa (o).

O ato de falar sobre os sentimentos de outras pessoas também ensina a ter empatia. Geralmente, crianças acreditam que o mundo gira em torno delas, por isso aprender que outras pessoas também possuem sentimentos pode ser uma grande experiência. Quando seu filho (a) passa a entender que empurrar o colega no chão pode deixa-lo triste, a probabilidade dele (a) agir assim é bem menor.


Crie oportunidades para falar sobre sentimentos


Aproveite os momentos em casa para expressar e compartilhar seus sentimentos. Você pode dizer, por exemplo: "Estou me sentindo triste por você não querer dividir seus brinquedos com sua irmã hoje. Aposto que ela também se sente triste".

Além disso, vale perguntar para a criança, todos os dias, como ela está se sentindo. Um gráfico simples com carinhas feliz e triste podem ajudar. Peça a criança para escolher um sentimento e, depois, discutam juntos sobre ele. Explique também sobre as coisas que podem influenciar essas emoções.

Ensine a criança a lidar com seus sentimentos


É fundamental que a criança entenda que o fato de estar com raiva não dá direito para ela bater em alguém. Portanto, é necessário ensinar a criança lidar com esse sentimento desconfortável. Incentive seu filho (a) a ir para o quarto ou para outro lugar silencioso quando ele estiver chateado. Isso pode ajudá-lo a se acalmar.


Ensine formas saudáveis de lidar com sentimentos tristes também. Diversas vezes, as crianças não sabem o que fazer com esses sentimentos, por isso tornam-se agressivas ou exibem comportamentos de busca de atenção.

Reforce as formas positivas de expressar os sentimentos


Eleve o bom comportamento. Elogie seu filho por expressar suas emoções de uma maneira apropriada, dizendo coisas como: "Eu realmente gostei do modo como você usou suas palavras quando disse à sua irmã que estava bravo com ela".

Dê o exemplo


Falar para o seu filho ser cauteloso (a) com suas palavras quando ele (a) estiver com raiva, e gritar com alguém ao telefone, não adiantara nada. Aponte os momentos em que você se sentir chateado ou frustrado e diga em voz alta. "Nossa, estou muito bravo porque aquele carro me ultrapassou". Depois, inspire profundamente ou escolha outra maneira de se acalmar para que seu filho possa aprender a reconhecer as habilidades que você usa quando se sentir irritado.

Se você atua na área da psicologia e deseja aprimorar suas habilidades para lidar com as crianças e com seus responsáveis de forma melhor, comece sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne um especialista no assunto.



Fonte: Gazeta do Povo

Imagem: 123RF