Perder um ente querido não é uma situação fácil para as pessoas que amavam aquela pessoa e com uma mãe que perdeu seu bebê não é diferente, tendo em vista, que ela gerou e aguardou vários meses pelo dia do seu nascimento. Vários casos como esse acontecem no Brasil e no mundo anualmente, só nos Estados Unidos cerca de 24 mil bebês são natimortos por ano. E, nesse sentido muitas pessoas próximas da família não sabem como lidar com a situação e nem o que dizer para os pais do recém-nascido que veio à óbito. Por isso, veja algumas sugestões do que pode ser feito nesses momentos.


Encontre as palavras


Kate Marsh, uma parteira que trabalha para a organização Tommy's, conta que as vezes as pessoas não sabem o que dizer e acabam não falando nada e isso é a pior coisa que a pessoa pode fazer. "Muitas pessoas não têm certeza do que dizer. Muitos ficam preocupados em dizer a coisa errada ou tornar as coisas piores", afirma.


Ela também esclarece que: "O mais importante é definitivamente dizer algo". E sugere que o ideal é dizer algo como "Sinto muito que isso tenha acontecido".

Use o nome do (a) recém-nascido (a)


Usar o nome do bebê, reconhecendo sua existência também pode ser importante.


"Se você mencionar o nome do bebê e a mãe ou pai começar a chorar, pode ter certeza de que não fez nada de errado... É exatamente o que eles estão vivenciando naquele momento. A dor ainda está viva", explica Marcia Jones, que trabalha na assistência a pais em luto na organização The Lullaby Trust.


Mande uma mensagem


Se você estiver se comunicando com a pessoa que está passando pelo luto de forma online ao invés de pessoalmente, não adie isso, se possível. O recomendado é ser breve na mensagem virtual, reconhecendo pelo que aquela pessoa passou. "Dependendo de quão bem você conhece essa pessoa, ofereça-se para estar ao lado dela off-line", sugere Kate.

Se mostre disponível


Segundo os especialistas é importante ser consciente diante das ofertas de ajuda. Fazer compras, limpar ou passear com o cachorro são maneiras simples de mostrar que você se importa.

Não tenha tanto medo de falar a coisa errada com quem está de luto, diz Marcia. "Luto não é uma doença, é uma perda".


Louise, uma mãe que perdeu seu bebê, concorda com a recomendação e acrescenta dizendo que o que fez mais diferença para ela foi ver as pessoas reconhecendo seu bebê e sua vida.

"Sempre quis que as pessoas dissessem o nome dele", explica ela.

"Ellis viveu e era parte da nossa família. Ainda é."


Se você atua na área da psicologia e deseja aprofundar seu conhecimento em relação ao sentimento de perda que as pessoas sofrem, para que assim seus atendimentos sejam melhores e mais capacitados, então, conheça a especialização do Instituto Monte Pascoal. Matricule-se na pós-graduação em Cuidados Interpessoais em Situações de Morte, Perdas e Luto no Instituto Monte Pascoal, e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: BBC

Imagem: 123RF