Alguns meses atrás viralizou nas redes sociais um teste feito com crianças, no qual, os seus responsáveis deixavam um doce na frente do (a) garoto (a) e avisavam que iria sair e que a criança só poderia comer o doce no momento em que o adulto voltasse. Enquanto isso, uma câmera gravava tudo, mostrando a reação da criança. Testes assim ajudam a identificar algumas características no caráter dos filhos e filhas, facilitando uma linguagem comum e que ajude a melhorar a comunicação com os mesmos.

Além deste teste, conheça outros que podem ajudar os responsáveis da criança não só a identificar a personalidade, mas, também a lidar melhor com ela. Porém, antes de tudo vale ressaltar que uma avaliação mais aprofundada acerca do comportamento da criança deve ser feita com um profissional especializado, como por exemplo, um psicólogo.

Teste do doce


Semelhante ao teste mencionado acima, este que também é chamado de ‘prova da satisfação deferida’, deve ser feito com crianças que tenham no mínimo quatro anos. Ele ajuda a identificar se a mentalidade da criança é estratégica ou tática. As que possuem o pensamento estratégico vão deixar a oferta de hoje se o prêmio de amanhã for algo melhor. Já a criança com mentalidade tática não consegue esperar o outro dia, ela trabalha somente com o que ela possui naquele momento.

Utensílios para o teste


Para realizar este teste será necessário doces, uma mesa, cadeira, e um ambiente em que a criança não tenha distrações como brinquedos, televisão, telefone, e outros objetos.


Como fazer


Deixe na mesa e em frente à criança algum doce. Explique que ela pode comer o doce assim que ficar sozinha no quarto. Mas, se ela conseguir resistir e esperar 10 minutos, você voltará com outra surpresa, e ela ganhará dois doces. Caso não tenha nada após esse tempo de espera, a criança não ganhará a segunda parte.

O que deve ser observado


Algumas crianças comem o doce rapidamente. Muitas resistem até o último momento. Cobrem os olhos com as mãos, brincam com o cabelo ou com o doce para se distrair. Mas, no final, acabam comendo. Essas são as crianças com mentalidade tática. Um terço das crianças espera o adulto voltar e recebem a recompensa. Estas têm uma mentalidade estratégica.

Jogos com cores


Este teste deve ser feito com crianças de três a sete anos de idade e serve para ajudar a identificar se a criança é introvertida ou extrovertida.


Utensílios para o teste


Caso a criança seja mais nova, é melhor escolher um jogo de construção de cores com peças grandes. Já as crianças a partir de cinco anos, um livro para colorir e lápis de cor ou canetas.

Como fazer


Entregue para a criança um jogo de construção e fale para ela construir uma casa. Independente do resultado, deixe o pequeno ou pequena livre para fazer o teste.

O que deve ser observado


Se a criança construiu uma casa com peças coloridas, perceba se há uma ordem na escolha de cores. Se durante a construção ela foi combinando as cores, ou se cada parte da casa tem a sua própria cor, então a criança possui características próprias de pessoas introvertidas. Isso porque ela presta atenção nas características das peças, não na forma.

Se a criança usou o livro, observe se ela coloriu cuidadosamente. Se a criança não ultrapassou as margens, tudo indica que ela é uma criança introvertida.

Teste da comida doce ou salgada


Este tipo de teste ajuda a determinar qual é o comportamento social da criança: concordar com a maioria e evitar conflito, ou defender sua opinião, característica dos líderes.


Utensílios para o teste


Vários membros da família ou amigos, sendo adultos e crianças, pratos que possam ser doces ou salgados, por exemplo arroz ou abacate.

Como fazer e o que deve ser observado


Os adultos e crianças que não fazem parte do teste sentam à mesa e comem o arroz ou o abacate se for o caso. Em voz alta, dizem que está muito salgado e impossível de comer. Neste momento, é importante mostrar à criança inserida no teste o que está acontecendo. Cada um dos presentes, vão provar a comida e afirmar que está salgado. Após isso será a vez da criança comer. Pergunte se o que ela está comendo ficou salgado. Crianças que se preocupam em manter a paz dentro do grupo e não querem ir contra as normas, respondem que o arroz está salgado.


Elas veem esta situação como uma espécie de jogo em que, de repente, mudaram as regras. Sua própria opinião sobre o arroz não é tão importante para elas como a possibilidade de continuar pertencendo ao grupo.


Caso a criança responda que o arroz está doce, todos as pessoas devem experimentar o arroz do seu prato e afirmar que está salgado. Se a criança continuar defendendo o seu ponto de vista, sem dúvida ela tem um perfil de liderança. Para ela, não é tão importante o que os outros pensam dela, a sua opinião é o que mais importa.

Teste do destro ou canhoto


Com dois anos de idade é fácil identificar se a criança é destra ou canhota. Nos destros, o hemisfério ‘imagem e motor’ fica no lado direito e a 'lógica', no esquerdo. Nos canhotos, acontece o contrário. Com isso, é possível determinar quais atividades a criança consegue fazer com mais facilidade. Uma em cada duas são ambidestras. Saber qual é a mão dominante da criança ajuda na educação. Vale lembrar também que ensinar um canhoto a usar a mão direita é errado, isso prejudica o seu desenvolvimento e pode causar traumas. De maneira geral, pessoas canhotas escolhem profissões artísticas, como pintura, escrita, entre outras.

Crianças pequenas


É importante observar qual mão a criança mais usa. Por exemplo, como ela toma sorvete? Como mostra seu brinquedo preferido?

Crianças com três anos


Peça a criança para ela fechar as mãos entrelaçando as mãos. O polegar da mão dominante fica em cima.


Outra dica é prestar atenção na mão que a criança usa para abrir uma garrafa. É provável que esta mão seja a dominante.

Fale para a criança cruzar os braços na altura do peito. O braço que fica por cima define o lado dominante.


Experimento de Clara Davis


Segundo a doutora Clavis, mesmo com pouca idade o cérebro da criança consegue escolher o que quer comer. Para testar, ela analisou três bebês de 10 meses que só se alimentavam com leite materno. Em cada refeição Clavis colocava até oito pratos contendo: verduras, frutas, cereais, ovos, carne, pão, leite, água e sucos.


Dessa forma, as crianças escolhiam sozinhas o que desejavam comer. Caso a criança colocasse as mãos no arroz e a lambesse, a doutora dava uma colher de arroz. Após isso, ela aguardava a criança escolher outro prato. O prato de arroz poderia ser escolhido novamente, ou outra comida. Com isso, Clara Davis descobriu três coisas:


Aquelas crianças que escolhiam sozinha suas dietas, com base em pratos simples, apresentavam um bom desenvolvimento. Nenhuma tinha excesso de peso ou era muito magra.


No entanto, uma certa falha no sistema durante o momento em que a criança escolhia todos os alimentos necessários, como se estivesse seguindo uma dieta específica.


Por vários dias e até em diferentes horas do dia, o apetite da criança mudava. Mas, isso não mudava o resultado final. Uma das crianças, comeu somente verduras durante alguns dias e, de repente, começou a se interessar por carne e peixe. A quantidade do alimento também podia variar: em certos momentos, a criança queria bastante leite, e depois, já não queria mais. Sendo assim, o cérebro da criança determinava sozinho o que era necessário comer, seguindo a necessidade do próprio corpo.

A pesquisadora também realizou o mesmo experimento com crianças mais velhas, estudando de forma individual o comportamento das crianças saudáveis e daquelas não saudáveis, e os resultados obtidos foram os mesmos.


Como fazer e o que deve ser observado


Este teste é fácil de ser aplicado em casa com a criança. Para isso, é necessário dividir a comida em pequenas porções: verduras, carne, peixe, frutas, pão integral, cereais, produtos lácteos, sucos e chás. Após a divisão dos alimentos a criança pode, junto com um adulto, elaborar uma dieta para um ou dois dias. Alguns pesquisadores ressaltam a importância na escolha dos produtos segundo a época do ano.

Se você atua na área da psicologia e deseja ampliar suas técnicas profissionais e se capacitar melhor para atuar com crianças, saiba que o psicologia/" target="_blank">Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Faça sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: psicologia/testes-que-ajudam-a-determinar-o-carater-de-uma-crianca-186960/" target="_blank">Incrível

Imagem: 123RF