A pandemia no novo coronavírus tem se estendido, interferindo drasticamente na economia mundial, com isso, muitas empresas estão entrando em estado de falência, fechando suas portas e demitindo seus funcionários. Nesse cenário, o índice de desemprego aumenta e traz como consequência uma disputa maior para conseguir uma vaga de emprego. Dessa forma, é preciso estar atento e aprender dicas que podem fazer a diferença no momento de procurar trabalho.


Algumas situações mudaram nesse tempo de pandemia, há empresas, por exemplo, contratando para preencher cargos baseados em projetos e contratos temporários, de acordo com o site de recrutamento Glassdoor, antigo Love Mondays. Sendo assim, a empresa listou dicas para organizar a busca de trabalho em tempos incertos e desenvolver mais confiança e clareza para avançar em sua carreira.

Faça um cronograma para sua busca de emprego


Na busca de um novo emprego imediatamente, encare essa situação como um trabalho de tempo integral. Estabeleça um período determinado para trabalhar nessa busca diariamente, com horário para começar e para terminar, para que possa se dedicar a outras atividades no restante do dia.

Trabalhe de maneira organizada. Tenha um cronograma detalhado para as suas ações e acompanhe seu progresso, avaliando o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado. Assim, você conseguirá estabelecer expectativas realistas e, ao mesmo tempo, ter mais clareza sobre suas metas de carreira.


Ao invés de mandar currículo para todas as vagas possíveis, sem pensar, concentre seus esforços em alavancar sua rede de contatos para conseguir oportunidades adicionais que façam sentido para você.


Utilize as redes sociais para fortalecer suas conexões


O isolamento social acaba sendo uma boa oportunidade para fazer novas conexões e reviver as antigas. Entre em contato com amigos, mentores e ex-colegas de trabalho para ver se eles conhecem alguém que esteja contratando ou empresas com vagas abertas.

Busque pessoas e profissionais que você admira para iniciar conversas e participe de eventos e bate-papos online sobre temas que envolvam carreira e trabalho.


Vale também entrar em grupos de Facebook, Telegram, WhatsApp e outros, para expandir sua rede e descobrir novas vagas.


Identifique e se inscreva para vagas de setores em crescimento


Esse é o momento certo para se identificar e candidatar-se para vagas em empresas que se adaptaram bem aos tempos de incertezas e que estão melhor posicionadas nessa nova realidade.

Boa parte das empresas de tecnologia, por exemplo, está preparada para fazer a transição de suas funções presenciais para alternativas remotas e, assim, manter o estabelecimento funcionando. Além disso, as empresas de saúde, varejo e logística também estão contratando, pois, a demanda por recursos continua crescendo devido à covid-19.


Renove seu currículo e seus perfis online


Aproveite o tempo livre para reformular seu currículo e perfis online para destacar suas realizações, formação, paixões e habilidades profissionais. Dedique-se a desenvolver sua marca pessoal e uma boa narrativa de sua história, para dar às empresas e recrutadores uma ideia da sua missão. Isso irá diferenciar você dos outros candidatos.

Ao se candidatar às vagas, leia a descrição do trabalho cuidadosamente para mostrar as habilidades específicas que correspondem à descrição do trabalho.


Faça cursos online


Faça cursos online que lhe permitam expandir suas qualificações e aprender novas habilidades. Ter algumas certificações em seu currículo será útil ao se candidatar a novas funções. Isso porque, diversas empresas de aprendizado online estão oferecendo treinamentos e cursos profissionais de graça.

Outra opção, é aproveitar esse momento de atividades remotas para se especializar e trazer a pós-graduação como um diferencial para o currículo profissional. Além de ampliar seu conhecimento, sua capacidade e suas técnicas, ser um (a) especialista pode abrir portas para empresas que buscam pessoas mais qualificadas. O Instituto Monte Pascoal pode te ajudar nisso, pois, possui especializações e MBAs para todas as áreas de atuação.


Seja flexível e considere as vagas temporárias


Vale considerar trabalhos com contratos temporários ou como freelancer neste período. Se for a primeira vez que você entra no ramo de freelancers, faça um balanço de suas principais habilidades transferíveis e, em seguida, procure oportunidades para aproveitá-las de uma forma diferente.


Pense em uma possível carreira paralela que você ainda não explorou. Como você pode transformar essa atividade em um emprego de meio período ou em uma oportunidade freelancer? Seja ágil o suficiente para mudar seu curso conforme necessário.


Prepare-se para participar de entrevistas virtualmente e começar a trabalhar como funcionário remoto


Como temos que manter o distanciamento social, fazer entrevistas virtuais será a regra. Portanto, esteja preparado. Vista-se adequadamente, como se estivesse indo de fato visitar o escritório da empresa. Organize o ambiente e encontre um lugar silencioso, livre de barulho e bagunça e bem iluminado. Adiante-se e já comece a baixar e testar plataformas de vídeo como o Zoom ou o Google Hangouts para garantir que sua entrevista ocorra sem problemas.


Seja paciente com processos mais lentos


Tente ser paciente consigo mesmo e com os empregadores. Este é um momento difícil para todos, e as empresas também estão enfrentando desafios ao passar por tantas mudanças em tão pouco tempo. Os processos talvez sejam mais lentos que o normal, esteja preparado para lidar com isto.

Se você atua na área da psicologia e não está desempregado (a), na realidade trabalha com recrutamento e gestão de pessoas, mas, sente que é preciso se capacitar melhor, o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Conheça e faça já sua matricula na especialização em Andragogia, Know-how e Eficiência Organizacional no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no meio profissional.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF