A neuropsicologia consiste em associar o comportamento humano ás funções do cérebro e, assim, ajuda a descobrir e a compreender padrões de comportamento. Dessa forma, a avaliação neuropsicológica é um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.

O neuropsicologo utiliza-se de instrumentos padronizados como testes e escalas para avaliar as cognições de acordo com a queixa que o paciente apresenta. Esta avaliação tem como objetivo coletar dados das perdas e explorar funções intactas, a fim de definir o tipo de intervenção necessária, uma vez que funções cognitivas com baixo desempenho podem prejudicar as atividades diárias, como trabalho, estudo e relacionamentos.

Quando é indicado?


A avaliação pode ser recomendada para:

Detectar uma desordem neurológica como, por exemplo, lesões por anóxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, entre outros;


Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica;


Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica;


Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela;


Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo;


Responder questões acerca das possibilidades de o paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada, entre outras atividades.

Quem pode receber uma avaliação neuropsicológica?


Esta avaliação não possui uma faixa etária especifica e pode ser feita com crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentam certas queixas cognitivas como, desatenção, problemas de aprendizagem, esquecimento, dentre outros.

Em crianças e adolescentes as queixas mais comuns são:

Problemas de comportamento;

Problemas de aprendizagem;

Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).


Já em adultos e idosos a avaliação neuropsicológica pode ser indicada em casos de:

Traumatismo craniano (acidentes ou quedas);

Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Epilepsia;

Depressão;

Demência;

Déficits associados ao uso de álcool e drogas;

Doença de Parkinson.


O que é avaliado?


O profissional avalia os seguintes pontos:

Atenção, memória e aprendizagem;

Planejamento e organização (funções executivas);

Habilidades perceptivas e motoras;


Habilidades visuo-espaciais;


Habilidades acadêmicas;

Resolução de problemas;

Capacidade de raciocínio e julgamento;

Linguagem;

Humor e comportamento.

Se você atua na área de psicologia e deseja ampliar seu conhecimento e se tornar um (a) especialista neste assunto, faça sua pós-graduação em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional" no Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Psicólogo e Terapia e psicologia/avaliacao-neuropsicologica" target="_blank">Albert Einsten

Imagem: 123RF