A psicologia possui diversos estudos sobre a relação que os sonhos possuem com a memória, solução de problemas ou com os aspectos que envolvem o cotidiano do indivíduo. Dessa forma, o simples fato de sonhar que está caindo, que está nu em um ambiente público, que algum ente querido faleceu, entre outras situações, podem ter significados importantes no meio psicológico.


A verdade é que todas as pessoas sonham, inclusive os bebês, mesmo que não se lembre ou ache que não sonhou após acordar. Por isso, levando em consideração este aspecto, Sigmund Freud escreveu muitas teorias sobre os sonhos e suas interpretações no início de 1900. Para Freud os sonhos podem ser manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados a memórias ou obsessões reprimidas da infância. Ele também acreditava que praticamente todos os tópicos sobre sonhos, independentemente de seu conteúdo, representavam a liberação da tensão sexual.

Quantidade e duração dos sonhos


Durante a noite a pessoa pode ter um ou vários sonhos, mas, a média varia de 4 a 7 sonhos diferentes em uma noite. 95% deles são incompreensíveis e impossíveis de lembrar depois que despertamos, enquanto outros são muito claros e costumam ficar na memória.


Normalmente, os sonhos duram no mínimo 90 minutos. No entanto, os sonhos podem ocupar mais de duas horas. Dessa forma, cientistas dizem que o ser humano pode passar até 6 anos de sua vida sonhando.

O sonho e o inconsciente


Os sonhos nem sempre são histórias simples ou divertidas. Para a psicanálise, o significado dos sonhos está diretamente ligado com o inconsciente. Dessa forma, os sonhos podem ter várias naturezas, como os que são assustadores, excitantes, mágicos, melancólicos, aventureiros ou sexuais. Os acontecimentos inseridos nos sonhos normalmente estão fora do controle do sonhador, exceto o sonho lúcido, no qual, o sonhador é autoconsciente. As vezes os sonhos podem fazer com que o pensamento criativo ocorra à pessoa ou seja fonte de inspiração.

Em seus estudos Freud descreveu quatro elementos do processo inconsciente e denominou eles de "trabalho dos sonhos".

Condensação - Muitas ideias e conceitos diferentes são representados no espaço de um único sonho. A informação é condensada em um único pensamento ou imagem.

Deslocamento - Esse elemento do trabalho dos sonhos disfarça o significado emocional do conteúdo latente, confundindo as partes importantes e insignificantes do sonho.

Simbolização - Esta operação também censura as ideias reprimidas contidas no sonho, incluindo objetos que simbolizam o conteúdo latente do sonho.

Revisão Secundária - Durante este estágio final do processo de sonhar, Freud sugeriu que os elementos bizarros do sonho fossem reorganizados para tornar o sonho compreensível, gerando assim o conteúdo manifesto do sonho.

Sendo assim, o fato de saber interpretar os significados ocultos dos sonhos é sinônimo de um conhecimento capaz de mudar a própria vida.


O sonho para a psicologia


No processo terapêutico de psicólogos a análise de sonhos através da psicologia analítica de Carl Jung costuma ser muito utilizada. Juntamente com Sigmund Freud, Jung foi o pioneiro no campo da interpretação dos sonhos. Para ele, os sonhos são mensagens enviadas pelo nosso inconsciente e servem de ponte entre os processos conscientes e não-conscientes, mantendo o equilíbrio mental.


Para Carl Jung os sonhos são importantes para que as pessoas se tornem plenamente conscientes do seu eu, algo que só é possível de ser feito quando integramos a mente consciente à inconsciente. Sendo assim, Jung chama de "imaginação ativa" o ato de interpretar os sonhos e trabalhar com eles. Os pesadelos mais terríveis podem ser uma mensagem do inconsciente na busca de alcançar a cura interior.

A imaginação ativa ajuda a pessoa que teve determinado sonho a questionar qual é o significado dos sonhos, associando a números, por exemplo. A interpretação abre espaço para uma maior consciência sobre o que faz ter determinado sonho em certo momento.

Tudo isso faz com que problemas sejam solucionados, as características sejam melhoradas, e a criatividade e o autoconhecimento aumente. Além disso, é possível saber quais são os desejos e realizações mais profundos de nosso verdadeiro eu.

Significado dos sonhos


Sonhar que está caindo - De acordo com o psicólogo Ian Wallace, sonhos assim simboliza o medo de perder o controle mesmo que exista certas situações na vida impossíveis de controlar. Por isso, é importante fazer uma reflexão sobre qual área da sua vida você sente que está vulnerável ou reprimido, seja ela trabalho, relacionamentos, finanças, saúde, entre outras.

A ciência diz que o fato de sonhar que estamos caindo acontece à medida que mergulhamos no sono, o sistema nervoso começa a se acalmar, pressão arterial e batimentos cardíacos diminuem e o cérebro ao perceber essas mudanças, pode interpretá-las como perigo, fazendo a pessoa acordar.


Dentes caindo – o subconsciente das pessoas interpreta os dentes como uma arma, representando força. De acordo com Penney Peirce, sonhar que os dentes estão caindo pode ser um sinal de que você se sentiu desarmado ou indefeso recentemente no mundo real. A especialista em sonhos, Patricia Garfield, também diz que sonhar com queda de dentes pode significar raiva reprimida.

Dar um branco em um exame ou na frente das pessoas - sonhar que está tendo o famoso ‘branco’ em que você não se lembra de nada na hora de fazer a prova ou quando não sabe o que dizer em público tem uma razão. Isso acontece porque a pessoa pode ter tido algum estresse um pouco antes de ir dormir ou talvez esteja extremamente preocupado com algo.

Roupas inadequadas ou que está nu – quando alguém sonha que está completamente pelado ou usando roupas inadequadas em um local público, normalmente, o sentimento é de vergonha e constrangimento. "Isso significa que você se sente vulnerável em seu novo emprego ou em seu novo relacionamento e tem medo de que os outros aprendam sobre suas fraquezas e desvantagens", afirma o psicólogo Wallace. Entretanto, se ao invés destes sentimentos, você sentiu orgulho de si mesmo, a interpretação será outra. Talvez, você esteja sentindo falta de reconhecimento sobre seus talentos e personalidade.

Ser perseguido - "Pessoas que tendem a evitar conflitos, que têm medo de irritar as pessoas ou causar problemas, terão sonhos recorrentes de que estão sendo perseguidas", afirmou Lauri Loewenberg, especialista no campo dos sonhos. Outra interpretação é que você pode estar evitando problemas que deveriam ser resolvidos o quanto antes.

Como foi mencionado acima os sonhos podem estar muito ligados com o inconsciente das pessoas, e a psicanálise pode ajudar você que atua na área da psicologia a ter um conhecimento aprofundado sobre este e vários outros assuntos. Por isso, conheça e se matricule na especialização em Psicanálise Freudiana e Psicanálise Lacaniana "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Obtenha dois certificados em menor tempo e faça a diferença no mercado de trabalho como especialista.


Fonte: Vittude e Portal Raízes

Imagem: Envato Elements