O estresse é algo eminente na vida do ser humano, até mesmo para as pessoas que são consideradas muito calmas. Essa reação natural do organismo é um mecanismo usado pela nossa mente para nos avisar de que algo em nossa vida está errado. Também é capaz de desencadear uma série de reações hormonais em nosso corpo e que, quando se mantém por muito tempo, pode acarretar sérios danos à nossa psique e ao sistema nervoso. Mas, o lado bom é que dá para reduzir o estresse, e o primeiro passo é reconhecer o problema.

As responsabilidades profissionais, a família, as relações sociais, os sonhos e objetivos, tudo isso exige muito da nossa mente, que precisa estar saudável. Mas nem sempre estamos livres das amarras do estresse. No entanto, o ponto do controle do gerenciamento do estresse é a base para uma vida melhor e de qualidade.

Algumas estratégias podem ajudar a lidar com o estresse e evitar problemas. Confira:


1- Reduza as causas do estresse


O ato de conseguir se livrar de todas as causas de estresse é praticamente impossível, mas, dá para reduzi-los. Então, o primeiro passo é fazer uma análise de tudo o que engloba os níveis de estresse, desde situações estressantes simples até as que são difíceis de resolver. No momento desta análise, o ideal é ignorar os pensamentos que levam ao estresse. Também é importante enumerar os pontos, um a um, e estabelecer o que é prioritário e o que não é, porque em grande parte, a ausência de prioridades aumenta a ansiedade.

2- Transforme os problemas em soluções


Nem sempre aquele problema que parece não solucionável é, de fato, tão monstruoso assim. Muitas vezes, a forma como o enxergamos e lidamos podem ser vistos sob outra perspectiva. Por isso, mudar o foco e a visão sobre ele permite alterar e criar uma situação muito melhor, e assim o gerenciamento do estresse pode ser feito mais fácil.

3- Reserve energia e use a razão


O gasto de energia no estresse não deixa a pessoa chegar em uma solução para os problemas, então é importante economizar esta energia. Quanto mais a irritação vem menos tempo e energia sobra para sair dessa situação. Além disso, o lado emocional não permite ver o problema na sua forma mais real, assim, tente esvaziar a mente e colocar as lentes da razão.

4- Relaxe e concentre-se


Manter a mente tranquila é o melhor remédio para o gerenciamento do estresse. Uma boa opção é aprender a meditar, prevenindo situações de angústia e nervosismo. Também é importante manter o controle da sua mente, sempre focada no problema.

5- Optar pelo corpo e mente saudável


Uma boa condição física e práticas meditativas ajudam muito na prevenção do estresse nocivo, no próprio gerenciamento do estresse. A boa alimentação e a prática de exercícios físicos trazem muitos benefícios físicos e psicológicos que diminuem consideravelmente o nível de estresse.

Para a mente, escolha afazeres que sejam desvinculados com as causas do estresse, com hábitos prazerosos como a leitura, um hobbie, entre outros.


O estresse prolongado pode levar a pessoa a ter certas complicações, como: patologias diversas; outros transtornos mentais; mal-estar psicoemocional; insônia; problemas digestivos; respostas inadequadas às situações.

Dessa forma, aprender a lidar com o estresse é um repertório de ações que são utilizadas em favor da redução da ansiedade, de forma a inibir respostas emocionais agressivas. Mas, infelizmente, muitas pessoas atribuem essas condicionantes do estresse à sua própria personalidade, o que é algo prejudicial, em certo sentido.

Para o gerenciamento de estresse a ajuda de um psicólogo será melhor e adequado nessa tarefa. Sendo assim, um profissional da psicologia especializado pode contribuir muito mais com o tratamento. Então, se você atua na área da psicologia não perca tempo, comece sua especialização em Neuropsicologia no psicologia/" target="_blank">Incursos. Aprenda muito com o módulo de Mecanismos Neuropsicofisiológicos do Estresse e a Avaliação do Estresse, entre outros. Se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: psicologia/5-tecnicas-para-o-gerenciamento-do-estresse/" target="_blank">Psicólogos Berrini

Imagem: Envato Elements