O ambiente de trabalho nas grandes e pequenas empresas precisa ser produtivo, mas para isso os funcionários precisam de executar sua função com motivos que vão além do salário. É por esse motivo que entra a educação corporativa que nada mais é do que um sistema de ensino com o objetivo de capacitar o funcionário profissionalmente, deixando-o preparado para desempenhar suas tarefas com a maior qualidade possível.


Para aumentar a competitividade no mercado de trabalho, as empresas buscam capacitar seus trabalhadores com treinamentos que podem ter diversos formatos, como palestras presenciais, workshops e aulas online. Essas ações buscam otimizar o tempo de execução de tarefas e, consequentemente, trazem mais chance de atingir as metas.

Uma boa gestão de educação corporativa, quando aplicada a realidade da empresa, pode oferecer maiores possibilidades em execução de tarefas e entendimento das equipes. Profissionais capacitados funcionam melhor e se veem mais dispostos diante dos desafios. Dessa forma, os resultados da empresa aumentam, compensando rapidamente o investimento feito em treinamentos.

Para alcançar bons resultados os funcionários da empresa precisam estar bem preparados para enfrentar os desafios. Por isso, saiba implementar da forma correta a educação corporativa na sua empresa com as dicas abaixo.

Escolha o melhor caminho


O melhor caminho é definir um plano estratégico e assim, escolher as ferramentas certas na aplicação da educação corporativa. Nesse sentido, conseguir identificar as necessidades da sua empresa é o primeiro passo.

A partir daí, dá para definir o quanto a empresa tem para investir, em que áreas, qual ferramenta utilizar entre outras questões. Além disso, em um mercado que oferece inúmeras possibilidades em formações, é possível optar não só por capacitações presenciais, mas também por educação a distância.

Determine o tempo de formação


Na educação corporativa o tempo das capacitações é muito importante. Quando sua estratégia está bem construída, o tempo tende a ser mais assertivo para não desgastar o colaborador ao longo do curso. Treinamentos com dinamismo, por exemplo, pode ajudar a engajar mais os profissionais a absorverem todo o conteúdo que lhes será passado.

Usufrua da tecnologia à disposição


Colocar a tecnologia como uma das prioridades é um grande passo para montar uma educação corporativa de sucesso. Isso porque, quando a sua empresa está aberta para experimentar todos os meios eletrônicos a chance de crescimento no mercado é maior.

Diversas ferramentas oferecem maior facilidade para o colaborador, e consequentemente sua empresa cria uma cultura digital dentro de um mercado que se atualiza diariamente. Com uma cultura digital bem implantada, a educação corporativa pode ser facilitada oferecendo mais oportunidades e ferramentas para capacitar seus funcionários. O fluxo de trabalho se torna mais ágil e é possível oferecer mais oportunidades aos seus profissionais.

Benefícios da educação corporativa


Melhora nas habilidades dos colaboradores


O investimento em educação empresarial traz melhora nas habilidades dos funcionários. É possível desenvolver treinamentos específicos para determinada competência, preenchendo lacunas identificadas após analisar o perfil do profissional. Outra possibilidade é direcionar os cursos para cada cargo ou área de atuação, personalizando as aulas de acordo com as demandas dos departamentos.

Por meio do desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais, o colaborador se torna mais preparado para desempenhar suas atividades com mais qualidade. Assim, os resultados da empresa aumentam, compensando rapidamente o investimento feito em treinamentos.

Melhora no clima organizacional


O investimento para o desenvolvimento dos funcionários faz com que os mesmos se sintam mais valorizados no trabalho, eles percebem que a empresa está ao lado deles na busca por crescimento na carreira. Além disso, a satisfação e o engajamento aumentam gerando melhora no clima organizacional. Até porque, uma equipe feliz e motivada é capaz de tornar o ambiente interno mais leve, além de se relacionar melhor com clientes e parceiros.

Mais confiança e inovação


Boa parte dos funcionários desejam se destacar na empresa em que trabalha. Sem visibilidade, o colaborador perde a motivação e a confiança na empresa e nele mesmo, tornando-se incapaz de trazer bons resultados para o negócio ou de arregaçar as mangas em um momento de crise.

Uma ferramenta importante que a educação empresarial oferece para o funcionário conquistar seus objetivos é o conhecimento. Isso torna os profissionais mais seguros, com a certeza de que estão preparados para participar de grandes projetos. Ao aprender algo novo, o colaborador se sentirá motivado a colocar aquilo em prática e trazer soluções inovadoras e de qualidade para a organização.

Desenvolvimento do senso crítico


Um funcionário incapaz de pensar estrategicamente ou sugerir medidas para otimizar suas tarefas pode limitar muito o potencial de crescimento de uma empresa. Por outro lado, um profissional bem preparado, que tenha um conhecimento geral de todas atividades que envolvem o negócio, poderá garantir a eficiência e a qualidade dos processos de trabalho.

A educação corporativa nas empresas desenvolve esse senso crítico, o que aumenta a capacidade dos colaboradores de tomar decisões. Assim, é possível construir uma equipe que crie soluções efetivas para o negócio, e não somente realize tarefas operacionais sem pensar no negócio como um todo.

Vantagem competitiva para a empresa


Profissionais mais qualificados certamente levarão a empresa a uma posição de destaque no mercado. Com suas habilidades desenvolvidas, os funcionários aumentam suas chances de entregar produtos mais eficientes e com agilidade, deixando os clientes satisfeitos. Dessa forma, a credibilidade do negócio aumenta, assim como seu potencial de inovação.

Por isso, se você já possui uma empresa ou trabalha na área da psicologia e deseja aprofundar seu conhecimento em gestão empresarial, esse é o momento ideal para começar sua pós-graduação e fazer a diferença no ambiente profissional. Matricule-se na especialização em Andragogia, Know-how e Eficiência Organizacional do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista e profissional capacitado (a) para atender as demandas empresariais.



Fonte: Xerpay e Ludos Pro

Imagem: 123RF