O Transtorno do Espectro Autista (TEA) muitas vezes é mal interpretado ou visto com preconceito por muitas pessoas, mas, na realidade se trata de uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social por meio de socialização e comunicação verbal e não verbal, e comportamento através de interesse restrito e movimentos repetitivos. Nesse sentido, existem alguns fatos importantes para saber sobre o TEA. Confira!

1- Há 21,7 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.

2- A condição é cinco vezes mais comum em meninos do que em meninas.


3- O médico que começou os rumores de que o autismo tinha a ver com o uso de vacinas usou dados fraudulentos para criar sua teoria e perdeu sua licença profissional por isso. Muitas pessoas ainda acreditam que vacinar seus filhos pode fazer com que eles desenvolvam autismo, mas isso não é verdade.

4- Acredita-se que autistas às vezes ficam quietos por longos períodos porque sentem muitas coisas ao mesmo tempo e precisam de silêncio para se recompor.

5- Autistas não tendem a se contagiar por bocejos de outras pessoas.

6- Não há diferenças entre a anatomia cerebral de pessoas com e sem autismo.

7- Deficiência de vitamina D durante a gestação é algo que está associado ao desenvolvimento de autismo.

8- No Reino Unido, muitas salas de cinema são adaptadas para pessoas autistas: elas têm o volume mais baixo, a luz é mais escura, e as pessoas podem levar as comidas e bebidas que desejarem.

9- Ainda que os estudos sobre o autismo defendam a ideia de que a condição acompanha a pessoa ao longo da vida, um estudo de 2008 descobriu evidências de que entre 3% e 25% das pessoas afetadas eventualmente deixam de apresentar as características do espectro autista.

10- Crianças autistas conseguem se relacionar socialmente melhor quando fazem aulas de teatro.

11- Das mortes de crianças que fazem parte do espectro autista, 90% acontecem por afogamento.

12- Crianças autistas podem precisar de acompanhamento psicológico e pedagógico, mas mais do que tudo elas precisam de amor, atenção, carinho e respeito, como qualquer criança.

Gostou de saber das curiosidades?

Se acaso você, leitor, atua na área de psicologia e deseja aprofundar seu conhecimento sobre este assunto, saiba que existe uma pós-graduação de qualidade feita para você. Conheça e se matricule na especialização em Análise Comportamental Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Revista Autismo e Mega Curioso

Imagem: 123RF