O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) acontece após a pessoa vivenciar um evento traumático e começar a ter várias lembranças do que ocorreu, ou então, quando o indivíduo passa por alguma circunstância parecida com o evento traumático. Trata-se de um adoecimento da mente em que, pensamentos negativos como de morte, depressão, tristeza excessiva, entre outras situações se tornam frequentes.


Diversas situações podem motivar o estresse pós-traumático, mas, normalmente, esse problema se desenvolve em decorrência de experiências passadas de abuso psicológico ou sexual; negligência ou violência familiar; catástrofes naturais; graves acidentes de trabalho; acidente ou falecimento de alguém próximo. Dessa forma, o diagnóstico e o tratamento são muito importantes para reduzir os impactos na vida da pessoa.

Alguns sintomas apresentados por quem passa por estresse pós-traumático são a sensação de tristeza, ansiedade, dor, afastamento, entre outros. Cada um desses indícios possuem um motivo:


Ansiedade - não é uma vontade de antecipar problemas e discussões ou ficar pensando neles com preocupação. Quando se trata de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, a ansiedade é intensa e pode se tornar constante;

Medo - dos locais, ações ou pessoas que lembre, seja direta ou indiretamente, o evento traumático vivido;

Insônia - pode ocorrer e a dificuldade para dormir pode até aumentar em razão da ansiedade e do medo;

Afastamento - por exemplo, se o fato que gerou o transtorno aconteceu no trabalho é comum que a pessoa não queira retornar à função e ao local;

Dormência e tremores - além dos sintomas emocionais, pode ocorrer os sintomas físicos como a dormência dos membros ou tremores;

Pesadelos e flashbacks - seja em sonhos, ou mesmo durante o dia a dia, é possível que a situação seja reavivada pela mente e aumente os outros sintomas.

Tratamento psicológico


Muitas vezes, esses sentimentos de medo e ansiedade nos fazem perder momentos muito bons e importantes na vida, o que gera muita dor e tristeza, e pode desencadear um processo depressivo ainda mais grave. Nesse sentido, o tratamento psicológico é de extrema importância para ajudar a pessoa superar o que ela viveu, para que a partir daí ela consiga retomar o que estava parado em sua vida ou volte a praticar o que não fazia mais devido ao trauma ocorrido.


Nesses casos o profissional da psicologia pode utilizar a análise do comportamento, em que o indivíduo pode falar abertamente sem receio de ser criticado ou ridicularizado por seus medos e sensações. A psicóloga ou psicólogo também pode utilizar a psicoterapia, na qual, tem a função de fazer com que a pessoa perceba que existem caminhos para redescobrir a vontade de viver e de superar qualquer trauma.

Por isso, se você atua na área da psicologia e deseja aprimorar seus estudos neste assunto, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui a especialização em Terapia Cognitiva Comportamental. Nesta pós-graduação você irá aprofundar seu conhecimento com o módulo de TCC para Transtornos de Ansiedade, Fobias, Estresse pós-traumático; e vários outros. Faça já sua matrícula e dê um passo à frente na sua carreira profissional.


Fonte: Psicólogos Berrini e Psicólogo e Terapia

Imagem: 123RF