O corpo e a mente possuem uma ligação forte, uma prova disso é quando a ansiedade da pessoa está muito forte e ela começa a sentir palpitação, sudorese e outros sintomas. Nesse sentido, as doenças psicossomáticas são patologias que contém características e origem comum, a mente. O corpo manifesta está enfermidade de diferentes formas e geralmente esses sintomas são ocasionados por questões emocionais não tratadas, distúrbios psíquicos, fobias, depressão, entre outros.

O termo psicossomatizar é bastante utilizado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que aparecem nos pacientes e são causados por situações emocionais que a pessoa vive e/ou convive. É por isso que os indivíduos que tem doença psicossomática escuta muito de outras pessoas que aquilo que ela está sentindo é coisa da sua cabeça. Ainda há aqueles que ao vivenciar algo muito ruim em sua vida acabam sentindo no corpo, normalmente, com o emagrecimento.

Da mesma forma pode acontecer quando uma notícia muito boa ou uma surpresa faz o coração disparar ou causa suor no corpo. Outro exemplo são sintomas como alergias na pele, espinhas, palpitações, entre outras, que podem ter sido causadas por alguma situação de forte emoção, podendo se enquadram neste contexto: alegria, tristeza, estresse, angústia, entre outras emoções que vivenciamos todos os dias e em alguns momentos com maior intensidade.

Sendo assim, não devemos deixar de lado nossa saúde e equilíbrio mental. Isso tem muito a dizer sobre como estamos levando nossa vida, nosso dia a dia, e muito tem a ver com a forma que estamos lidando com as situações ao nosso redor.

De acordo com psicólogos, estes impulsos sentidos seriam formas interpretativas que o nosso organismo faz, referente ao sistema nervoso, à qual exerce função imediata a todo o restante do corpo, como uma cadeia de informações. Um contrapeso negativo pode levar a pessoa a condições nervosas propícias a enfermidades. Um exemplo disso são as situações de estresse em que o nosso organismo tende a bombardear nosso corpo com hormônios com o intuito de nos preparar para encarar a situação.

Quando os sintomas sentidos duram muito tempo, desequilíbrios físicos começam a aparecer favorecendo o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Essa situação é válida para todo o tipo de sentimento, como fobias, tristeza, entre outros. O fato é que tudo o que repercute em nosso corpo, anteriormente é registrado no nosso inconsciente.

Portanto, as doenças psicossomáticas são causadas pelas condições emocionais ou mentais que nosso inconsciente envia como mensagens para o nosso sistema nervoso e que podem ser expressas como dor, pesar, ansiedade, raiva, medo e insegurança. Desta maneira, os estados instintivos da mente podem produzir reações que liberam informações, afetando diretamente alguns órgãos e sistemas físicos.

"Psicossomático" significa, no grego, "alma" (psique) e corpo (soma), portanto: a doença que tem origem na "alma" ou "mente" e termina em se manifestar em nosso organismo. Com este significado dá para perceber que o poder das fortes emoções, dos sentimentos reprimidos e dos pensamentos negativos são capazes de colocar em desarmonia e instabilidade qualquer organismo.

Vale ressaltar que, problemas psicossomáticos não constam em exames, ou seja, se a pessoa fizer aquela bateria de exames que o médico solicitou e todos eles resultarem em "perfeito estado", isso pode servir de alerta para procurar um psicólogo, esclarecer suas dúvidas e encontrar a raiz do problema.


Causa da doença psicossomática


Para que o psicólogo ou psiquiatra consiga determinar a origem das doenças psicossomáticas, é preciso considerar vários fatores como a história de vida da pessoa e da família, rever traumas e questões não resolvidas; autocrítica, cobrança consigo mesmo; depressão e ansiedade; fobias e agressividade. Mas, de maneira geral as pessoas mais afetadas são as que sofrem situações como:

Desgaste profissional e carga horária de trabalho exagerada – afeta, principalmente, pessoas que trabalham com o público como professores, vendedores e profissionais de saúde, no entanto, estudantes e desempregados também podem sofrer com estas complicações;

Trauma na infância ou após acontecimentos marcantes – os conflitos de família também são alguns dos motivos que podem deixar a pessoa com medo e desmotivada para seguir em frente;


Situações de violência psicológica e de desmotivação – como acontece nos casos de violência doméstica e bullying;

Muita ansiedade e tristeza – costuma acontecer bastante com pessoas que não compartilham ou conversam sobre seus problemas.

A partir destas causas é possível elencar as seguintes somatizações:

Aparelho digestivo – intestino preso, gastrite, problemas renais e úlcera;

Aparelho circulatório – pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, varizes;

Aparelho respiratório – tosse, alergias, bronquite e asma;

Aparelho endócrino – obesidade, disfunções hormonais, problemas de pele;

Aparelho reprodutor – impotência, infertilidade e disfunções;

Aparelho locomotor – dores musculares, problemas nos ossos e tendões;

Sistema nervoso – dor de cabeça, enxaqueca e depressão.

Tratamento


O tratamento destas doenças envolve a medicação para amenizar momentaneamente os seus sintomas físicos e também controlar e desatar os nós de questões emocionais com o psicólogo. Então, além de envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar os sintomas, é importante ter o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.

Deste modo, se você atua como psicólogo (a) e deseja aprofundar seus estudos e conhecimento nas questões relacionadas a psicossomatização e várias outras que fazem parte do campo da psicologia da saúde, o psicologia-da-saude-hospitalar-e-psicooncologia-dupla-certificacao/" target="_blank">Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Conheça e se matricule na especialização em psicologia da Saúde Hospitalar e Psicooncologia "Dupla Certificação". Dê um passo à frente na sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Psicólogos Berrini e Tua Saúde

Imagem: 123RF