Relacionamentos nem sempre são fáceis, diversas dificuldades podem surgir ao longo do tempo na vida do casal levando a desentendimentos, esfriando a relação e deixando o vínculo afetivo em crise. Por essa razão, o atendimento psicológico pode fazer a diferença na vida do indivíduo e a terapia de casal utilizando a abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pode ser uma ótima opção para melhorar a vida entre duas pessoas.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que se baseia no saber específico de diferentes transtornos, e em conhecimento psicológico composto pela tríade cognitiva sendo: pensamentos > emoções > comportamento. Este tipo de terapia abrange todas as fases da vida, como: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também pode dar-se na modalidade individual ou em grupo, sendo por essa razão tão eficaz na psicoterapia com casais.


Em boa parte das sessões de terapia de casal, a dupla vai estar sentada lado a lado conversando com um terapeuta sobre as suas dificuldades e a sessão terapêutica irá durar em torno de 1 hora. Entretanto, há possibilidade de sessões individuais com uma das metades. Por exemplo, se alguma pessoa do relacionamento tem problemas com álcool, isso é melhor resolvido individualmente. Isso porque, enquanto metas como vencer o alcoolismo podem ser o ponto principal de uma terapia individual, no contexto da terapia de casal, é comum que isso apareça como mais um degrau dentre vários outros.

Por que fazer terapia de casal?


Embora a lista de motivos para fazer terapia de casal seja grande, as metas mais comuns que fazem com que duas pessoas procurem a terapia juntos, geralmente, são:


Brigar menos;

Melhorar o diálogo e a qualidade da comunicação entre os dois;

Exercitar a empatia;

Reacender a paixão no relacionamento;

Conseguir confiar mais um no outro;

Diminuir as "cutucadas verbais" que servem apenas para machucar;

Ser pais melhores para os seus filhos;

Resolver algum problema pontual que surgiu na relação.

Benefícios


Faz a mediação de conflitos com prevenção e resolução;

Trabalha as dificuldades de comunicação, tornando-a mais clara e assertiva;

Promove o equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação;

Facilita a divisão equilibrada das responsabilidades dentro do relacionamento;

Propicia a compreensão entre os cônjuges quanto às suas necessidades individuais;

Possibilita o fortalecimento das conexões psicológicas e sexuais;

Trabalha a dependência emocional;

Melhora a qualidade geral do relacionamento;

Investiga habilidades sociais conjugais e faz intervenção quando um ou outro não a tem.

Avaliação


O processo de terapia de casal se inicia com a avaliação, na qual, é feita por meio de uma entrevista. Desse modo, o terapeuta irá conhecer os motivos pelos quais buscaram a terapia, e onde desejam chegar no final do processo terapêutico.

Depois de constatar a queixa inicial é importante que o profissional da psicologia saiba como o casal se conheceu, o que os uniu, o que um viu no outro quando se encontraram pela primeira vez, como o relacionamento foi se fortalecendo e como construíram o passo a passo até chegar ao casamento. Além disso, é de suma relevância ouvir cada um separadamente em consulta individual. O registro desses detalhes é fundamental.

Tendo em vista que cada um vem de uma família diferente com hábitos e costumes diferentes e tomaram a decisão de assumir um relacionamento com perspectivas de: construir uma família, um patrimônio, objetivos em comum e apoiar um ao outro; tudo isso implica um planejamento.

Mapa da reconstrução


O mapa da reconstrução é desenhado pelo terapeuta de acordo com as informações de ordem prática. O casal juntamente com o terapeuta, vão restaurar o plano do casamento tendo como eixo principal o resgate do significado dessa união. Ou ainda, concluir que não seguirão mais juntos, e como irão lidar com a separação, podendo um ou outro seguir a terapia individual.

Estratégias no plano terapêutico


O plano terapêutico pode contemplar as seguintes estratégias:

Registro de pensamentos e crenças disfuncionais, ou seja, as distorções cognitivas;

Questionamento socrático;

Treino de habilidades sociais;


Psicodrama em cena aberta;

Treino de assertividade;

Rolling play.


Intervenção


É realizada conforme a intervenção propriamente dita. Neste passo o profissional da psicologia irá definir hipóteses que nortearão seus passos durante o processo, por meio das técnicas utilizadas. À medida que avança o processo terapêutico, o caminho para os resultados vai sendo definido.

Resultados


Com a chegada dos resultados, são apresentados como feedback todo o processo por meio de uma entrevista devolutiva, onde o terapeuta irá avaliar junto com o casal a capacidade que cada um desenvolveu de perceber onde os conflitos se instalam e de que maneira é possível reduzi-los, pontuar se há harmonia entre os cônjuges, se melhoraram o modo de se comunicar, se a conexão entre os dois aumentou e de que maneira lidam com aspectos negativos ainda existentes.

A finalização da terapia poderá ocorrer em comum acordo com o casal, quando estes já são capazes de equacionar seus problemas sem a presença do terapeuta, também podem ser programadas sessões eventuais para manutenção e reforço do comportamento.

Sendo assim, analisando os padrões de pensamento e comportamento, o casal vai aprender a sair do automático e quebrar alguns ciclos viciosos. As tarefas de casa também vão ajudar a trazer mais harmonia para o dia a dia e deixar a vida a dois melhor.

Se você atua na área da psicologia e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no ambiente profissional, faça sua especialização em Terapia Cognitiva Comportamental no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: psicologiaviva.com.br/cognitivo-comportamental-casais/" target="_blank">psicologia viva e Eurekka

Imagem: 123RF