Diante de um crime bárbaro, algumas pessoas tendem a associar o criminoso como uma pessoa que está doente a ponto de ter cometido um assassinato brutal, por exemplo. Mas, a psicopatia não se trata de uma enfermidade na realidade é um transtorno de personalidade, mais precisamente um Transtorno de Personalidade Antissocial sob o código 301.7. A pessoa que apresenta psicopatia não tem capacidade de adotar normas sociais estabelecidas do desenvolvimento da adolescência até a fase adulta.


Psicopatas agem com crueldade e causam sofrimento a outras pessoas porque não possuem consciência moral e empatia. Engana-se quem pensa que eles vão se comover diante do sofrimento alheio, pois, são capazes de cometer atrocidades sem sentir culpa ou temer as punições. Segundo o Código de Moral e Ética, a empatia funciona como um freio para as atitudes humanas. No entanto, indivíduos psicopatas não têm esse freio; realiza suas condutas sem nenhum remorso.

Há vários níveis de gravidade na psicopatia, podendo ser: leve, moderado e grave. A psicopatia de grau moderado a grave, normalmente, se enquadram em pessoas que cometeram assassinato em série. Esse tipo de psicopata gosta de matar, não sente culpa por isso e até sente a necessidade de matar.


Já os psicopatas de grau leve, geralmente, são aqueles indivíduos que são identificados de maneira mais difícil. Isso porque, eles se envolvem em crimes como estelionato ou fraude, lesando algumas pessoas. Entretanto, pessoas com psicopatia de grau moderado também podem praticar esse tipo de crime, isto é, nem sempre são os famosos Serial Killers.

Além disso, as características mais relevantes dos psicopatas são o encanto superficial e o poder de manipulação. Enquanto, suas mentiras sistemáticas e seus comportamentos fantasiosos fazem com que as pessoas à sua volta tenham total confiança neles, podendo ser os melhores amigos de muitas pessoas. Também estão elencadas a ausência de sentimentos afetuosos, a amoralidade, a impulsividade, incorrigibilidade e a falta de adaptação social.


A alteração cerebral de psicopatas


O médico Jesús Pujol, diretor de pesquisas da Unidade de Ressonância Magnética do serviço de Radiologia do Hospital del Mar, em Barcelona, juntamente com a sua equipe de pesquisadores, revisaram mais de 400 artigos científicos, nos quais, foi analisado o cérebro das pessoas com psicopatia através de ressonâncias magnéticas. A meta-análise, publicada na revista científica Psychological Medicine, concluiu que a mente dos psicopatas apresenta uma maturação acelerada de várias regiões cerebrais relacionadas ao processamento emocional e cognitivo.


"O cérebro dos psicopatas é diferente do ponto de vista anatômico e funcional. Há diferenças nas áreas que processam a cognição e o raciocínio e nas que processam a atividade emocional. A conexão entre estas duas áreas falha", explica Pujol.

A conclusão dos investigadores foi que, do ponto de vista anatômico, havia "uma aparente atrofia da substância cinza" nas regiões dos lobos temporal, área na qual se localiza a amígdala, relacionada às emoções, e frontal parte responsável pelas funções cognitivas. "Entretanto, o que depois nós postulamos é que, na verdade, o que havia era um aumento da substância branca, o que implica uma supermaturação dessas áreas", aponta Pujol.

O estudo indica que a origem dessa maturação acelerada de algumas regiões cerebrais está em ter sofrido situações de estresse emocional em idades precoces. O cérebro desenvolve essa maturação excessiva para se proteger das circunstâncias que lhe causam sofrimento. "Em um contexto de estresse emocional, a criança desencadeia uma maturação excessiva que implica, por um lado, um bloqueio para fugir do sofrimento e, por outro, transforma a pessoa em alguém não escrupuloso e carente de remorsos", diz o médico.

Devido ao amadurecimento precoce, a criança aumenta a sua capacidade de tolerância ao sofrimento e consegue esquivar-se dessa situação emocional que lhe fere. Porém, esse sistema de defesa provoca danos colaterais: "Eles não têm freio emocional", afirma Pujol. Ele também observa que não se trata de um trauma, e sim de algo persistente ao longo do tempo, a ponto de modular a anatomia do cérebro.

Na prática, essa alteração cerebral faz que, frente a um dilema moral, a ativação dos dois sistemas como o cognitivo e o emocional seja bloqueado. Nem sua capacidade de raciocínio nem seus sentimentos ou emoções são anulados. O que ocorre é que "a associação entre emoção e cognição na tomada de decisões fica bloqueada", esclarece Jesús Pujol. Contudo, o médico ressalta, esses indivíduos "são responsáveis por seus atos".

Para além do estudo, há casos de pessoas que se tornaram psicopatas devido a acidentes cerebrais, como, por exemplo, o operário de mineração americano, Phineas Gage, que sofreu uma lesão no lobo frontal por uma barra de ferro, a qual atravessou sua cabeça. Gage sobreviveu, porém, o acidente deixou sequelas em seu cérebro, mudando sua personalidade. De gentil e amoroso, tornou-se agressivo e irresponsável.

Semelhanças com o consumo de anabolizantes


Os pesquisadores também encontraram semelhanças entre os cérebros dos psicopatas e de pessoas que consomem esteroides androgênicos durante mais de 10 anos. As alterações cerebrais detectadas nos psicopatas e nas pessoas que consomem esses anabolizantes por longos períodos são as mesmas.


No entanto, Pujol esclarece que tal semelhança não significa que os consumidores de esteroides acabem desenvolvendo um transtorno psicopático em longo prazo. "Há uma semelhança anatômica das duas patologias. Embora seja verdade que o controle dos impulsos e a conduta podem mudar após consumir esteroides durante longos períodos, isso está longe de pensar que pode gerar uma psicopatia", explica.

Se você trabalha como psicólogo (a) e deseja saber de maneira mais aprofundada sobre os fatores psicológicos ligados a neurologia, saiba que o Incursos possui a pós-graduação certa para você. Matricule-se na especialização em psicologia/" target="_blank">Neuropsicologia e se torne um (a) especialista no assunto.



Fonte: Jusbrasil e El País

Imagem: 123RF