Hoje, 20 de março, é comemorado o dia Internacional da Felicidade. Nesta perspectiva é interessante pensar que embora a felicidade plena não se estabeleça, passamos por momentos felizes na vida. A sensação de alegria e bem-estar deve-se aos nossos neurotransmissores, dessa forma, alguns comportamentos e atitudes podem ajudar a desencadear os efeitos da serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina, substâncias que deixam as pessoas mais felizes.

Esta sensação positiva pode acontecer rapidamente, mas ela não irá se manter continuamente. Por isso, o ideal é apostar em uma mudança de hábito, mas, é preciso ter em mente que são necessários 21 dias para que o ajuste de comportamento se consolide.


Vale ressaltar também que o cérebro funciona como uma máquina que precisa de combustível para funcionar corretamente. Portanto, o estado emocional depende dessa máquina em pleno funcionamento. E identificar a ação de cada substância ajuda a conquistar momentos de alegria e prazer.

Serotonina


A serotonina é conhecida como o neurotransmissor do bem-estar, sua produção ocorre no momento em que a pessoa está realizando algo que gosta ou se sente reconhecida. Este neurotransmissor também promove bom humor e relaxamento. Já a redução de serotonina contribui para a sensação de solidão e pode levar à depressão. Por isso, investir em uma psicoterapia ajuda a aumentar sua produção, pois é possível resgatar o interesse por coisas importantes e até elevar a autoestima.

Ações que podem ser adotadas


Prática de exercícios – as atividades mesmo que sejam leves ajudam a promover relaxamento fazendo a pessoa sentir-se bem.

Relembrar momentos felizes – rever fotos antigas de situações positivas como uma festa ou viagem ou conversar com alguém querido para falar de coisas boas vivenciadas juntos são atitudes que desencadeiam uma sensação boa e de bem-estar.

Se expor ao sol – nem que seja apenas meia hora por dia, a luz natural é essencial para a produção de vitamina D, que também eleva o nível de serotonina.


Endorfina


É como se fosse a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural. Ela provoca euforia quando o organismo está sendo submetido a uma situação de dor. Por isso, ingerir alimentos picantes é uma das formas de obter uma carga de endorfina.

Ações que podem ser adotadas


Assistir filmes tristes – um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, confirmou que os filmes que fazem a pessoa chorar ajuda a produzir endorfina. É uma resposta emocional a um momento de dor.

Atividade física intensa – exercícios de alta intensidade fazem com que a pessoa tente superar seus próprios limites. Mas, é importante ter cuidado para não se machucar, pois após a euforia pode vir o desconforto.


Trabalhar em equipe – a união social também garante o aumento das endorfinas, pois a sensação de pertencimento a um grupo e o esforço por representá-lo aciona a circuitaria cerebral relacionada com o controle da dor e com a percepção do prazer, por meio da endorfina.


Dopamina


Um estudo publicado na revista Neuron, sobre os efeitos da dopamina no cérebro, verificou que a substância tem mais a ver com motivação e relação custo-benefício do que com o próprio prazer. É por meio deste neurotransmissor que recebemos o ânimo capaz de conseguir uma promoção no trabalho ou emagrecer mais uns quilinhos pretendidos. Essa substância química é, na prática, acionada quando se dá o primeiro passo em busca de um objetivo.

[Ações que podem ser adotadas


Estabelecer metas de curto prazo – essa é uma forma de estimular a produção de dopamina, pois existe algo a ser conquistado/superado.


Meditar – fazer meditação facilita a concentração e o estado de presença para acalmar a mente, até porque a prática promove um desafio de busca interior e de compreensão mais ampla sobre a vida.

Aprender algo novo – todo o processo de aprendizado exige esforço em busca de uma meta, que tem relação com a dopamina, além de ativar o mecanismo de recompensa do cérebro.

Oxitocina


É considerada o neurotransmissor dos vínculos emocionais, portanto, é motivada por um abraço ou aquele olhar carinhoso. Vale ressaltar também que os contatos virtuais não conseguem ativá-la, afinal ela precisa desse afago. É um composto cerebral importante na construção da confiança, algo imprescindível para estabelecer vínculos afetivos.

Ações que podem ser adotadas


Receber uma massagem – o toque é um forte estimulador desse neurotransmissor, pois promove uma sensação de acolhimento.

Realizar atividades voluntárias – boas ações conectam pessoas e consequentemente estimulam o cérebro a produzir oxitocina. Presentear também é uma ação estimulante.

Brincar com um animal de estimação – um cafuné no gatinho ou cachorro também ativa o neurotransmissor.

Na prática, todos os cuidados com o organismo como uma boa alimentação, atividade física regular, gerenciamento do estresse e aquela boa noite de sono irão se refletir na saúde cerebral de forma positiva.

Sendo assim, mais que se preocupar em acionar os neurotransmissores da felicidade é importante compreender seus efeitos em longo prazo. As mudanças de hábito e/ou a pratica de ações saudáveis irão contribuir para uma experiência mental positiva que ao mesmo tempo irão refletir em mais qualidade de vida e bem-estar.

Se você atua como psicólogo (a) e deseja aprofundar seus estudos acerca dos estímulos cerebrais, conheça e se matricule na especialização em psicologia/" target="_blank">Neuropsicologia do Incursos. Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Viva Bem

Imagem: 123RF