A ideia de ter um ou vários bichos de estimação em casa parece ser ótima para muitas pessoas, enquanto outras por diversos motivos preferem não ter ou não gostam de animais em casa. A verdade é que o fato de não ter um bichinho para cuidar não é sinônimo de tristeza ou problemas emocionais, no entanto, quem tem um bichano em seu lar pode ter os sintomas de ansiedade, estresse e depressão consideravelmente reduzido, e isso já foi comprovado cientificamente.

De acordo com um estudo elaborado pela Human Animal Bond Research Institute (HABRI), das 2.000 pessoas com pets, 74% relataram uma melhora na saúde mental em decorrência da relação com seu animal de estimação, e 75% relatam melhora da saúde mental de um amigo ou familiar devido a presença de um pet. Além disso, a presença de um animal também contribui para a diminuição da sensação de solidão, pode ajudar com a autoestima, contribuindo para transmissão de sensação positiva e inúmeros benefícios ao organismo do ser humano.

Alguns benefícios dos animais de estimação para a saúde mental


Cura a solidão


Os pets mandam embora a solidão de morar ou ficar muito sozinho e isso é ótimo para as pessoas. O animal de estimação pode ser uma excelente forma de companhia, além de proporcionar a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima maneira de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

Restaura o amor próprio


Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar. Até porque, os bichinhos não julgam os nossos atos, assim, essa autoestima tende a ser eficaz no tratamento individual.

Reduz o estresse e a depressão


O próprio nome diz: animal de estimação, portanto, é um ser que está numa relação de carinho e afeto, sendo estimado por alguém. Isso por si só, já automaticamente estabelece uma correlação direta com o nosso estado depressivo ou de ansiedade e estresse.

Os sintomas de estresse e depressão são relacionados ao isolamento, a falta de iniciativa, a perda de amor próprio e com os outros. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento à base de remédios.

Dá motivação e vida social


A estimulação criada pela rotina de levar para passear, ou propiciar jogos recreativos faz com que a vida social seja mais prazerosa do que a reclusão. Esse também é um dos grandes benefícios dos animais de estimação.

O reaquecimento do convívio social é parte importante para a saúde mental. As novas amizades e todo o vínculo com o social tende a ser muito benéfico. A pessoa passa a ser bem mais comunicativa e sociável do que antes.

Cria a responsabilidade


Manter um animal de estimação criará senso de responsabilidade para com ele, já que será necessário ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, levar para fazer seus exercícios etc. E isso para pessoas que possuem depressão é excelente e saudável.

O bicho de estimação, de certa forma, torna-se dependente do dono e isso gera um compromisso que se converte em ideal. Pessoas que possuem problemas com tarefas e disciplinas, serão altamente beneficiadas, pois esses encargos fazem com que a pessoa coloque na balança a relação de culpa e de cuidado com o outro.

Traz felicidade


Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina. A serotonina tem ligação com a diminuição do sentimento de solidão e da depressão. Sem a dopamina, a pessoa ficará propensa a trabalhar cada vez menos com responsabilidade.


Outro detalhe é que a solidão social pode provocar transtornos mentais na pessoa, e esse conjunto de químicas cerebrais, quando estimuladas, são importantes na construção da psicologia.com.br/postagens/2021/03/20/conhecas-as-acoes-que-podem-fazer-voce-mais-feliz/" target="_blank">felicidade. Sendo assim, o ato de abraçar um animalzinho fará aumentar o nível de oxitocina.

Tudo isso, contribui para afastar a depressão e a ansiedade. Seja o animal que for, todos esses benefícios de relação ser humano/animal, devem ser levados em conta. Sem contar o benefício para outros órgãos do corpo essenciais para a vitalidade, como o coração, por exemplo. Dentre os diversos benefícios dos animais de estimação também podem ser incluídos a diminuição do risco de infarto e outras doenças cardíacas. Por isso, os médicos afirmam: o contato com animais traz psicologia.com.br/postagens/2021/03/20/conhecas-as-acoes-que-podem-fazer-voce-mais-feliz/" target="_blank">felicidade, saúde e longevidade.

Antes de optar por um ter um animal de estimação é preciso estar ciente de que o pet é uma vida. O bichinho passará a fazer parte da sua vida, então, se a pessoa mora com sua família é importante que todos estejam de acordo com essa decisão. Em situações em que a pessoa mora sozinha, ela deve avaliar se terá tempo para cuidar do seu animal e se tê-lo em sua casa é o que realmente quer.

Além disso, ter um pet envolve custos. O animal precisará de ração, vacinação e demais tratamentos. Dependendo do animal de estimação que escolher outros custos mais específicos estarão envolvidos. Dessa forma, é importante que seu animal de estimação tenha também um acompanhamento com um veterinário para cuidar bem da saúde do seu pet.

Vale ressaltar que, embora os bichinhos de estimação ajudem a reduzir os quadros de ansiedade e depressão isso não exclui o tratamento psicológico. É fundamental se cuidar e realizar sessões de terapias conforme a indicação do profissional da psicologia/" target="_blank">psicologia.


E, se você atua na área da psicologia e deseja aprimorar seu conhecimento e se tornar um profissional mais habilitado (a), conheça e faça sua matrícula na especialização em Terapia Cognitiva Comportamental do Incursos. Se torne um (a) especialista no assunto e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: psicologiaviva.com.br/pet-e-saude-mental/" target="_blank">psicologia Viva e Psicologo e Terapia

Imagem: 123RF