O local de trabalho é um ambiente que os profissionais passam horas do seu dia e, por mais que um dos grandes motivadores das jornadas trabalhadas seja o salário mensal ou semanal não é só este quesito que deve ser levado em conta no emprego. A saúde mental dos funcionários é um assunto que vem sendo muito debatido tendo em vista a sua incidência. Um espaço de trabalho negativo pode gerar diversos problemas e desgastes cognitivos ao colaborador.


Mas, o que de fato é a saúde mental?


Saúde mental é a qualidade de vida em relação ao estado psicológico, cognitivo e emocional do ser humano. É a capacidade de administrar várias situações, sejam elas positivas ou negativas, com controle emocional e comportamental sem prejudicar a si e aos outros.

Dados sobre o assunto


Segundo a Organização Mundial (OMS) um em cada quatro pessoas no mundo sofre de doenças neuropsicológicas. Já o Boletim sobre Benefícios por Incapacidade, realizado em 2017, aponta que os transtornos mentais e comportamentais como ansiedade e depressão foram a terceira maior causa de afastamentos no mundo corporativo, e corresponderam a 9% do número de concessões de auxílio doença.

Sendo assim, é de suma importância garantir a saúde mental dos colaboradores, até porque o afastamento do servidor no meio corporativo devido a problemas psicológicos pode trazer prejuízos não só para a vida do colaborador como também para a empresa em si. O estabelecimento acaba tendo um desfalque com a saída de um funcionário, e pode perder um pouco sua credibilidade por ser uma empresa que não dispõe de auxílio psicológico para as pessoas que trabalham na empresa ou ser visto como um ambiente profissional negativo.

Situações que prejudicam a saúde mental


As situações no trabalho que podem gerar impacto na saúde mental de funcionários são diversas, dentre elas estão:

Ambiente muito competitivo;

Rotinas e jornadas de trabalho desgastantes;

Cobrança intensa por metas inatingíveis;

Altas cargas horárias;

Relacionamentos interpessoais por conveniência;

Lideranças tóxicas, autocráticas ou despreparadas;

Assédio psicológico e sexual;

Ameaças constantes de demissão;

Falta de incentivos organizacionais.

O estresse em relação a estabilidade, motivação, comprometimento, entre outros aspectos, são gerados constantemente em ambientes de trabalho considerados prejudiciais. Com isso, o empregado, acaba desenvolvendo distúrbios que podem comprometer o seu bem-estar e sua produtividade profissional.


Embora haja fatores externos na vida pessoal do indivíduo, o nível de satisfação com o emprego tem um papel fundamental no equilíbrio da mente. Afinal, os trabalhadores passam em média de 8 a 9 horas por dia no local de trabalho.

Nesta perspectiva, práticas do dia a dia devem ser revistas com atenção para que os gestores sejam capazes de identificar as fontes do problema e traçar estratégias de correção.

Problemas e desgastes cognitivos


Quando a empresa possui um ambiente profissional negativo e os funcionários passam por situações como as que foram mencionadas acima a possibilidade de gerar vários problemas e desgastes cognitivos são bem maiores.


Entre os principais impactos do trabalho na saúde mental de funcionários estão:

Depressão;

Transtorno da psicologia.com.br/postagens/2017/07/02/14-mitos-e-verdades-sobre-a-ansiedade/" target="_blank">ansiedade;

psicologia.com.br/postagens/2021/02/05/aprenda-5-estrategias-de-como-lidar-com-o-estresse/" target="_blank">Estresse;

Uso abusivo do álcool;

Uso de drogas;

Desmotivação;

Queda na produtividade;

Absenteísmo.

Características de uma boa saúde mental


Para que a pessoa tenha uma boa saúde mental não basta somente procurar ajuda profissional quando necessário, mas, adotar uma série de atitudes diariamente para garantir isso.


Alguns psicólogos dão dicas sobre como melhorar a saúde mental e a qualidade de vida. Boa parte dessas dicas estão fortemente baseadas em uma lista de estudo elaborada pela psicóloga Nancy McWilliams. Na lista produzida por ela, destacam-se:


1) Capacidade de amar - tanto a si mesmo quanto aos outros, envolve aceitar as pessoas como elas são;

2) Capacidade de trabalhar e criar - não precisa ser exclusivamente da vida profissional;

3) Capacidade de brincar - conseguir se distrair em momentos de estresse, seja por meio de brincadeiras ou pela prática de esportes por exemplo;

4) Capacidade de autonomia - ser responsável por suas escolhas;

5) Capacidade de se aceitar - saber que você possui qualidades e defeitos, e saber aceitá-los e avaliá-los;

6) Adequação da proteção psicológica - não querer fugir de algum problema, e ser capaz de enfrentá-lo independente da dificuldade.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Springer Science, mostra que a gentileza é um dos principais hábitos que ajuda na diminuição da ansiedade e a ter uma boa saúde mental de forma geral. A doutora e pós doutora em psicanálise, Rose Pam, também ressalta: "Quando recebemos uma gentileza numa cena do cotidiano, mesmo vindo de um estranho, desperta em nós uma sensação de reconhecimento e respeito. Gera, por consequência, um comportamento respeitoso com o outro. Cria-se uma corrente invisível."

Viu, como a saúde mental é importante no trabalho? E você, psicólogo (a) está preparado para atender aqueles que estão com seu emocional e estado mental prejudicado por causa do trabalho? Sabemos que algumas abordagens na área da psicologia fazem total diferença na vida de muitas pessoas e o Instituto Monte Pascoal pode te ajudar nisso. Conheça e se matricule na especialização em Terapia Cognitiva Comportamental. Dê um passo à frente na sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Xerpay e Ponto Tel

Imagem: 123RF